LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quebra de sigilo do WhatsApp pode ser julgada pelo STF no segundo semestre

18 de março de 2019 12

O ministro do Supremo Tribunal Ferderal Edson Fachim pediu ao presidente da corte, Dias Tóffoli, prioridade no julgameneto que discute a possibilidade de quebrar o sigilo de mensagens no WhatsApp para investigações criminais.

Em ofício enviado na última sexta (15), o ministro sugeriu que o processo seja incluído nos julgamentos do plenário no segundo semestre.

A ação sobre o WhatsApp vem da primeira vez que a Justiça suspendeu o serviço, graças a uma decisão de um juíz de Sergipe que tirou o app do ar em todo o país. Uma ação contra o pedido do juiz foi ajuizada pelo PPS em 2016, pedindo para que a Suprema Corte proíba qualquer nova decisão desse tipo.

O WhatsApp saiu do ar por não ter atendido a uma ordem judicial de quebra de sigilo de mensagens para ajudar uma investigação criminal sobre tráfico de drogas em Sergipe, no município de Largarto. Uma audiência pública sobre o assunto já foi realizada, e a discussão deve seguir para o plenário.


Essa decisão do STF pode afetar outras investigações que dependam desse artifício, como a ação que corre no TSE contra a chapa do presidente Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, movida pelo PT após denúncia publicada pelo jornal Folha de S.Paulo de que empresários financiavam disparos em massa pelo mensageiro contra o partido.

O Conselho Nacional de Justiça elaborou uma proposta que obriga o WhatsApp - assim como Telegram e Facebook Messenger - a não apenas quebrar o sigilo das mensagens trocadas sob ordem judicial como ter representação no país. A proposta, que traz uma lista de 11 medidas que visam melhorar a segurança pública no Brasil, é iniciativa de um grupo de trabalho com juízes, secretários e conselheiros do CNJ, coordenados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.


Caso não cumpram as medidas, segundo o documento apresentado pelo CNJ, as empresas podem ser banidas do país.

Em 2017, o WhatsApp, na defesa enviada ao Supremo Tribunal Federal, alegou que o aplicativo não é capaz de interceptar conversas de usuários por conta do uso da criptografia ponta-a-ponta, algo que a Justiça contesta. Afirmou ainda que as ordens judiciais foram desproporcionais e que também feriram o direito a comunicação, a liberdade de expressão e a livre iniciativa, além de princípios constitucionais e o Marco Civil da Internet.

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: WhatsApp Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


12

Comentários

Quebra de sigilo do WhatsApp pode ser julgada pelo STF no segundo semestre
  • Não custa lembrar que %u201CEm 5 anos ou mais, o Telegram divulgou exatamente zero bytes de dados privados para terceiros, incluindo governos. É por isso que o Telegram é proibido por governos autoritários como Rússia e Irã. Outros aplicativos como o WhatsApp não têm problemas.%u201D Pavel Durov, Criador do Telegram - via Twitter.

      • STF do crime tudo que não presta a gente ver por lá.

          • Hahaha!

              • Com tantos trocadores de mensagens, dificilmente irão saber qual estão usando, BBM, Telegram, ICQ, Menssager, Whatsapp, Wechat, Skype, Voxer, Google Duo.......

                • Sou a favor para caso de polícia.
                  Investigação tipo do caso marielle. A polícia civil deu nó em pingo d'água e já avisou que Brasil precisa evoluir em tecnologia.
                  E outra deve ter bandido aos montes usando Zap pra marcar latrocínio.
                  Criptografia de ponta a ponta pra mim que sou honesto. Gente bandida não merece

                    • Espero que ninguém aqui precise de quebra de sigilo do Whatsapp para ajudar a encontrar ou solucionar o problema do seu filho, esposa, mãe, pai ou até mesmo a própria pessoa.

                      Só sabe a dor da picada do marimbondo que já levou uma, os demais blasfemam, julgam e falam um monte de m*...

                        • Entendo que devido a legislação Brasileira sobre a Internet. Esse assunto já esta bastanten claro, cristalino! Entendo pelos princípios da empresa multinacional e com cede no Eua! Mais fácil o Whatsapp parar de funcionar no Brasil do que ele eles aceitarem quebrarem o sigilo de mensagens, como ocorreu da última vez! E no Brasil existem cerca de mais de 100 milhões de usuários! Entendo que a população em quem tem a perder! Vamos aguardar o STF. Ou melhor os 11 STF! Entendo que não temos bem um colegiado!

                            • STF é uma bosta, esses caras mereciam uma surra pra pararem de ser ladrões e canalhas

                                • mais fácil o Whatsapp parar de funcionar no Brasil do que ele eles aceitarem quebrarem o sigilo de mensagens, como ocorreu da última vez

                                    • numa dessas que o RCS vai vir ai

                                        Android

                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                        Android

                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                        Windows

                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                        Economia e mercado

                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista