
Android 19 Mar
30 de maio de 2019 71
Uma TV Box é um gadget que se conecta ao seu televisor geralmente via HDMI e que, rodando Android, permite encontrar mais conteúdos do que, necessariamente, uma TV comum é capaz de encontrar.
Por contar com o sistema operacional do Google, os dispositivos oferecem ainda possibilidade de reproduzir música, via MP3 ou Spotify, navegadores de internet, mensageiros e outros aplicativos. Marcas famosas como Xiaomi e Nvidia possuem gadgets do tipo. Bem diferente dos desbloqueadores de canais, que são ilegais, e amplamente vendidos em comércios populares, como a Rua Santa Ifigênia, em São Paulo.
É possível encontrar o dispositivo em diversos lugares, como marketplaces online de grandes varejistas ou uma loja do Carrefour, que vendia uma caixinha com Android que "desbloqueava" mais de 8 mil canais. E isso não pegou bem. A ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) notificou a empresa, e ainda conversou com representantes da Anatel, da Polícia Federal e da Ancine (Agência Nacional de Cinema) para combater a pirataria em lojas físicas e online.
O equipamento foi anunciado numa unidade do hipermercado na zona leste de São Paulo, como testemunhou o portal UOL. Empolgado, o vendedor dizia que a caixinha desbloqueava mais de 8000 canais de TV paga e dava acesso a séries e filmes como 'Vingadores: Ultimato', sem dizer como se dá o acesso a esse conteúdo.
Vamos contar uma novidade para vocês que é o TV box. E o que é o TV box? O TV box transforma o seu antigo televisor em smart TV, inclusive a sua TV de tubo ou de plasma. E ele desbloqueia mais de 8.000 canais"
Vendedor do Carrefour Tatuapé (SP)
O fato é que alguns fabricantes aproveitam as possibilidades de conectividade das TV Boxes para incluir recursos de desbloqueios de canal. O modelo vendido no Carrefour, que gerou o impasse com a associação, é da marca Tx2.
Em nota, o Carrefour disse que repudia o uso indevido do equipamento fora da finalidade original. Já a ABTA criticou a prática de grandes lojas do varejo em vender equipamentos piratas, dizendo que a guerra contra esse ilícito é uma obrigação ética e moral de todas as empresas com a sociedade brasileira.
[O dispositivo] tem como objetivo permitir a conexão a sites e aplicativos por uma televisão comum; a empresa repudia o uso indevido do equipamento fora desta finalidade original”
Carrefour, em nota.
Após o incidente e a reunião com as entidades já citadas, a empresa afirmou ter retirado todos os equipamentos piratas de suas lojas, e vai repassar as orientações recebidas para seus fornecedores e grandes fabricantes. Disse ainda que a venda do gadget era feita em um quiosque operado por um terceiro. A Ancine pediu ainda que a varejista retirasse os anúncios de seu marketplace na internet.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários