
Apple 02 Jul
22 de agosto de 2019 0
Mesmo sem fazer o mesmo sucesso estrondoso que fez na década passada, o rapper Eminem segue no noticiário. Isso porque sua produtora, a Eight Mile Style, entrou com uma ação contra o Spotify sob acusação de flagrante violação de direitos autorais em títulos como o hit “Lose Yourself” e outras faixas.
Para entender a acusação da produtora do cantor é necessário voltar para a implementação da Lei de Monetização de Música, do Spotify, implantada no ano passado. Na prática, a gigante de streaming pode obter licenças compulsórias para transmitir músicas, desde que apresente notificação de intenção e pagar os devidos direitos autorais.
Mas a acusação da produtora é de que o procedimento adotado não foi esse. Utilizando “Lose Yourself” como exemplo de ‘flagrante violação intencional’, classifica a posição do Spotify como absurda. A empresa acusa o app de streaming de ter inserido a música em uma categoria de controle de direitos autorais, reservada, segundo os produtores, para músicas que não possuem autor conhecido.
O Spotify não tinha nenhuma licença para reproduzir ou distribuir músicas da Eight Mile, seja direto, afiliado ou compulsório, mas agiu enganosamente fingindo ter licenças compulsórias e / ou outras. Spotify (e sua agência) certamente sabiam, e tinham meios fáceis de saber, que a Eight Mile é a proprietária dos direitos autorais de ‘Lose Yourself’”.
Eight Mile Style
A produtora diz ainda que, mesmo com a grande quantidade de reproduções das músicas, o Spotify não pagou a agência de Eminem por esses fluxos, tendo feito apenas repasses aleatórios, que correspondem a uma fração desse total. Discorda ainda das proteções que o Spotify pode reivindicar através da Lei.
O Spotify não é a primeira empresa processada pela Eight Mile. A Apple sofreu ação da agência há dez anos, mas as companhias entraram em acordo posteriormente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários