LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ele chegou! Pagamento via NFC estreia no transporte público de São Paulo

12 de setembro de 2019 26

  • Atualização (12/09/19) - PM

Começando nesse sábado (14), paulistanos e turistas vão poder pagar as passagem de ônibus diretamente com cartões de débito, crédito ou pré-pago VISA, além de também poder usar o celular ou outro dispositivo com tecnologia Contactless (pagamento por aproximação).

Anunciada hoje pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e pela São Paulo Transportes, a novidade chega em parceria com a Visa e diversas outras empresas nesse tipo de indústria.

Em projeto piloto (que deve durar três meses), o recurso, que deverá dinamizar bastante os embarques, estará disponível em aproximadamente 200 ônibus de 12 linhas da cidade, permitindo economia de tempo para o consumidor e facilitando a vida dos turistas que viajam a São Paulo.


De acordo com Fernando Teles, country Manager da Visa do Brasil:

Lançamos em abril o pagamento por aproximação no metrô do Rio de Janeiro. O número de transações por aproximação realizadas nas 41 estações vem crescendo quase 60% a cada mês.




Isso prova que benefícios como conveniência, rapidez e segurança estão cada vez mais evidentes na vida dos cariocas e dos turistas.




Para se ter uma ideia do sucesso desse projeto, 94% das pessoas que usam a solução no transporte público, seguem usando como hábito. Tenho certeza de que em São Paulo não será diferente

Com a estreia São Paulo entra para a lista de cidades que permitem o pagamento de transporte público com tecnologia de pagamentos por aproximação (que inclui Nova York, Londres, Rio de janeiro e Cingapura).

Esse tipo de tecnologia continua crescendo na América Latina e no Caribe, sinal de que a sua utilização tem sido encarada de forma bastante positiva pelos clientes.

A Visa revelou que pagamentos por aproximação fora dos EUA já ultrapassam 50% das transações presenciais, contra menos de 30% há apenas dois anos; esperamos que a novidade chegue em breve também a outras cidades.

  • Artigo original (11/09/19)

Passagens de transporte público em São Paulo vão ter pagamento por cartão com NFC

Cada vez mais, a tecnologia tem sido utilizada para várias funções do cotidiano. No transporte público, não é diferente. A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo irá anunciar, nesta quinta-feira (12), uma novidade na forma de pagamento da passagem de ônibus na capital paulista.

Os usuários terão a possibilidade de utilizar o próprio cartão de crédito ou débito diretamente nos validadores das catracas. Desta maneira, não seria mais necessário utilizar dinheiro físico ou Bilhete Único para se locomover por meio de ônibus pela cidade.

Imagem: Reprodução

No entanto, há uma restrição: para conseguir realizar o pagamento da passagem dessa forma, é necessário que o cartão tenha suporte ao recurso NFC (Near Field Communication), a fim de conseguir realizar o processo por aproximação.

De acordo com fontes anônimas do site InfoMoney, um projeto piloto terá início após o anúncio, com duração de três meses. Ao todo, serão 200 ônibus compatíveis com a tecnologia. A bilhetagem ficará sob a responsabilidade de Empresa 1, Prodata e Digicom, enquanto a leitura por NFC será fornecida por Cielo e Stone – a depender da linha –, com suporte às bandeiras Mastercard e Visa.

Vale lembrar que, na última semana, o Metrô e a CPTM de São Paulo passaram a testar o uso de QR Code para pagamento de suas respectivas passagens.

Você aprova a iniciativa para utilizar cartões de crédito com NFC para validar as catracas de ônibus em São Paulo? Deixe sua opinião para a gente nos comentários abaixo.


26

Comentários

Ele chegou! Pagamento via NFC estreia no transporte público de São Paulo
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular