LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Metrô e CPTM de São Paulo iniciam testes com QR Code para pagamento de passagem

03 de setembro de 2019 13

Após abrir licitação para reconhecimento facial, uma novidade tecnológica chegou ao transporte público de São Paulo. Nesta terça-feira (3), o Metrô e a CPTM começaram a permitir a compra de passagens para transporte na capital paulista por meio de QR Code. O experimento é realizado em sete estações, durante 45 dias.

São quatro espaços da CPTM contemplados com leitores de QR Code em catracas: Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade). Já no Metrô, apenas três estações integram a lista: São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (Linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha).

De acordo com o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a utilização da tecnologia no sistema de pagamento tende a trazer mais segurança e rapidez aos usuários. O projeto não deverá ter custo para o governo estadual.

“Inovações tecnológicas são imprescindíveis hoje para termos mais eficiência na gestão pública e melhores soluções de mobilidade. A tecnologia pode e deve ser nossa aliada para racionalizar custos, tornar o sistema de pagamento mais seguro e oferecer mais qualidade e agilidade aos passageiros.”


Alexandre Baldy

Secretário dos Transportes Metropolitanos

Como comprar?

A aquisição de bilhetes unitários do Metrô ou da CPTM pode ser feita por meio de cartão de crédito pelo celular, com o aplicativo VouD. Ele está disponível nas lojas oficiais do Android e iOS. Os links para download são acessíveis no card abaixo do texto. Para utilizá-lo, basta abrir o QR Code na tela do smartphone e passar nos bloqueios com o validador nas estações participantes.

Se preferir usar cartão de débito, é possível nas máquinas de autoatendimento presentes nos sete espaços selecionados. Depois de comprado, o QR Code somente precisará ser passado nas catracas com leitores instalados.

Disponibilidade

Durante os 15 dias iniciais, as vendas vão acontecer entre 9h e 16h. Posteriormente, acontecerão em todo o período de operação. A validade dos bilhetes com QR Code terminará em 18 de outubro. Contudo, a recomendação é que sejam utilizados em 72 horas após a impressão, para evitar danos ao código.

Você gostou do novo experimento em São Paulo para uso de tecnologia na compra de passagens? Diga para a gente!

VouD

Desenvolvedor: AUTOPASS S/A

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


13

Comentários

Metrô e CPTM de São Paulo iniciam testes com QR Code para pagamento de passagem
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista