
Economia e mercado 17 Out
14 de outubro de 2019 61
Depois de sempre agir com muita cautela ao falar sobre o HarmonyOS para não estragar sua amizade com o Google, a Huawei decidiu finalmente impulsioná-lo no mercado, e fez projeções de que ele será um sistema operacional competitivo em até três anos.
Claro, quando declarações dessas chegam da boca das empresas a gente sempre as considera com certa ressalva. Mas bem, um relatório global agora aponta uma projeção que dá mais solidez a essa declaração da chinesa.
Segundo ele o HongMengOS (na China)/HarmonyOS (demais territórios) deverá alcançar a marca de 2% de participação de mercado já no final de 2020. Essa marca parece baixa, mas seria sim expressiva, tanto que tal número faria do sistema da Huawei o quinto maior do mercado.
Sim, de todo o mercado, não estamos falando exclusivamente de SOs para dispositivos móveis: hoje o Android é líder com 39% de participação, e logo em seguida temos o Windows com 35%. Atrás vem a Apple com o iOS (13,87%) e o macOS (5,92%), e o Linux hoje na quinta posição com 0.77%.
Como a Huawei diz que dará dores de cabeça ao iOS daqui dois ou três anos, podemos estimar que ela esteja projetando uma participação de mercado próxima dos 14% em 2022.
Enquanto o Windows Phone não dá um exemplo muito positivo de sistema que vem para quebrar monopólios, a Huawei tem fortes argumentos ao seu favor. Ela é hoje a segunda maior fabricante de celulares do mundo, e tem ótimas relações com o governo chinês, extremamente paternalista com suas gigantes multinacionais.
O HarmonyOS vem sendo projetado para ser compatível com apps Android, Linux e HTML5. Seu suporte a linguagens de programação incluem o Kotlin, Java, Javascript, C e C++.
E você, acredita que o HarmonyOS vai mesmo para frente e se tornará um SO competitivo? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários