
Economia e mercado 22 Out
23 de outubro de 2019 20
Sabemos que a linha iPhone 11 está vendendo bem, inclusive, até mesmo estando prestes a superar expectativas da própria Apple quanto aos números – e tudo isso acarreta, inevitavelmente, em uma redução da participação de mercado da plataforma rival do iOS, o Android.
Dados recém-divulgados pela Kantar mostram que o marketshare do Android caiu notavelmente na Europa, Australia e Japão quando comparado ao ano passado. Para o terceiro trimestre de 2019, por exemplo, o iOS aparece obteve um ganho ano-após-ano de 2% na França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Espanha.
Enquanto isso, o Android viu seu domínio de mercado nos quatro países cair 1,5%. O maior crescimento do iOS pôde ser observado na Itália, onde a plataforma cresceu 3,6%; na Grã-Bretanha é possível notar um aumento de 1,5%.
A Samsung, principal concorrente da maçã, viu sua participação de mercado crescer 5,9% ano-após-ano, batendo os 38,4% de marketshare no terceiro trimestre de 2019 – uma das maiores já registradas para a marca na europa desde o terceiro trimestre de 2015.
Grande parte do sucesso deve-se à linha Galaxy A, que encabeça cinco posições do top 10 de aparelhos mais vendidos na região.
Vale salientar que os dados da Kantar estão relacionados ao número de dispositivos vendidos, sem levar em conta o custo por unidade tampouco a receita geral.
Os números acima foram registrados apenas uma semana após a chegada do iPhone 11 (review aqui), iPhone 11 Pro (review aqui) e iPhone 11 Pro Max (review aqui) às lojas, e contribuíram para 7.4% das vendas totais de iPhones para o trimestre, muito acima dos 6.6% registrados com os modelos de 2018.
Dos modelos atualmente oferecidos o iPhone 11 é o mais popular, com as variantes Pro ficando logo atrás.
Curiosamente, na terra natal do iPhone (EUA) a plataforma do robôzinho verde cresceu ainda mais, partindo de 61,8% para 63,6% de marketshare comparando os períodos de terceiro trimestre de 2018 e 2019. Já o iOS encolheu de 38,1% para 36,1% (uma redução de 2%).
Na China, outro mercado bastante importante para a Apple, a participação de mercado do iOS caiu 1,3%, passando para apenas 17,6% – enquanto isso, o robôzinho verde detém 82,4% do mercado. Mas números recentes mostram que as vendas da família iPhone 11 cresceram 230% no país, ou seja, pode ser que a popularidade dos modelos tenha crescido algum tempo após seu lançamento comercial.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários