LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Privatização batendo na porta: UPS mostra interesse em comprar os Correios

23 de janeiro de 2020 246

Desde o final do ano de 2018, muito se fala sobre privatização de estatais e a mais desejada entre o público, sem dúvidas é os Correios.

Quando Bolsonaro assumiu a presidência, os rumores sobre os Correios ser um dos primeiros a sofrer privatização aumentou, mas até então nada foi oficialmente feito, entretanto muitas empresas já estão de olho nessa estatal e dispostas a comprar.


Uma que já está de olho na privatização dos Correios é a UPS, uma transportadora americana gigantesca, que muitos elogiam, pelo serviço oferecido. Aparentemente já está rolando até mesmo algumas negociações, pelo menos é o que aponta o rumor, que diz sobre uma possível conversa entre o presidente global da UPS e o Paulo Guedes, atual ministro da economia.

A UPS já se mostra presente em mais de 200 países e um deles é o Brasil, entretanto o fato dos Correios ser uma estatal, faz com que outras empresas de transporta não evoluam tanto, tendo grandes limitações, algo que mudará drasticamente se ocorrer realmente a privatização.

A privatização vai ocorrer!


Por mais que existam muitas especulações, o Ministro Paulo Guedes afirma que a privatização dos Correios está em fase de estudos e o esperado é que ocorra até 2021, dando isso como um prazo limite.

Vale ressaltar que ainda não se sabe se a privatização vai ser feita de forma total ou parcial, muito menos se será possível que apenas um empresa oferte ou se será necessário algumas, como ocorre em diversos casos.

Enquanto isso não ocorre, sofremos com grandes problemas que os Correios e outras estatais oferecem, com um preço alto, serviço falho, greves imotivadas e dando pouco espaço para concorrência.


246

Comentários

Privatização batendo na porta: UPS mostra interesse em comprar os Correios
  • Se ocorrer de forma gradual e precisa, como foi com o serviço postal alemão, teria tudo para ser um sucesso. Mas se for com o jeitinho brasileiro, tem tudo para ser um desastre.

      • sou lojista e hoje 03/06/2020 estou com uma encomenda nos correios que saiu no dia 07/05 de Minas Gerais e ate hoje não foi entregue na casa do meu cliente no rio de janeiro, um estado do lado. Tem que privatizar mesmo, 1 més para entregara uma encomenda não é um prazo aceitavel.

          • Greve imotivadas? Os caras não recebem aumento de fato já tem um bom tempo, os aumentos são todos abaixo da inflação, e para sanar as dívidas da empresa que foram causadas por corrupção simplesmente estão cortando benefícios, alegando que são fora da realidade, sendo que sempre deram os aumentos nos salários pelos benefícios e agora simplesmente cortam. Se você se diz jornalista precisa no mínimo pesquisar antes de colocar uma opinião dessa.

            • Que adianta privatizar se não desburocratizar e abrir o mercado? Vai só trocar o monopólio de mão do estado pra iniciativa privada, mas o problema de preços será enorme. Agora abrindo mercado vai ser uma maravilha, com livre concorrência os preços vão lá pro chão.

                • Privatizaçao nao e garantia que vai melhorar a concorrencia,tao pouco que a oferta na melhoria do serviço va ocorrer mesmo que a longo prazo.O sistema telebras,como telerj,telesp entre outros foi privatizado isso melhorou o serviço?A oi ta hoje ai falindo e com um serviço porco desde sempre que nunca funcionou.So serviu para desempregar monte de funcionários federais.A oi esta com uma divida empagavel de 100 milhões de reais.E a oi sempre foi caro e com serviço porco

                  • A privatização dos Correios é uma coisa totalmente inaceitável

                      • Nossa , só vi besteira nessa matéria, nenhuma informação real do quadro atual somente mal intencionado e totalmente desinformado e despreparado para o assunto, o final então, ficou ridículo , ou seja o problema das empresas privadas não crescerem é culpa das estatais, perfeito , vende tudo então ué a preço de banana , desvalorizando os patrimônios nacionais e veja no quê dá, vende o nome do País tmb p alguma gigante Chinesa ou Americana, o mais absurdo é que algumas pessoas compram essas idéias de matérias como está que só vê negatividade e implantam um modelo de que privatizar é a solução...

                        • Essa foi a matéria mais tendenciosa que eu li a respeito da privatização, se o Correio não tem monopólio sobre a entrega de encomendas o que impede a UPS de evoluir no mercado?

                            • Os correios por ser uma empresa pública federal tem imunidade tributária constitucional sobre TODOS os seus serviços. Isso significa que ela paga absolutamente zero reais de imposto sobre a circulação de mercadorias em todo o território nacional. Já uma empresa privada não consegue competir pois terá que pagar ISS, IPTU, ICMS, Confins, fora despesas com pessoal, transporte, distribuidoras, se a empresa privada for comprar um caixa e uma fita adesiva pra embrulhar um pacote ela já tá pagando imposto, para os correios é tudo FREE!!!!

                            • Com a bela e magnifica cultura brasileira de enfiar cartem em tudo quanto é lugar, após a privatização dos correios, o mesmo terá paralelos bem comuns a "baratissima" gasolina que você para hoje.

                              Há mas vamos reclamar!

                              D U VI D O !!!!!

                              EMPRESA nenhuma quer prejuízo, e de fato os valores de frete podem triplicar em alguns anos, ou acham que elas estarão livre dos impostos?

                              Tem que ser muito cego para privatizar uma pasta tão importante.

                              Quer eficiência?

                              Simples, de igualdade de mercado a esta categoria, e certamente os Correios teria que rebolar na eficiência para acompanhar o mercado.

                              MAS QUEREM TUDO MASTIGADO, os centros de distribuições dos Correios ja tornaria qualquer estrangeira GIGANTE dentro do país do dia para noite. E boa parte dos valores oriundos desta seria em remessa para seu país de origem, mantando a fuga de capital, deixando o essencial para manter a locomotiva andando por aqui.

                                • Este com certeza é algum frustrado que nunca conseguiu passar em um concurso público e tem inveja de quem passou, doido por um cabide de emprego! Vai estudar desgraçado! Deixe de inveja infeliz! %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                                    • Os funcionários das "redes" públicas que gostam de suas estabilidades, estão com raiva ou preocupados que suas redes sejam cortadas. Mas o povo brasileiro quer serviços melhores de entregas por isso elegeram um candidato com essa proposta de privatização dos correios. As utopias esquerdistas não são a solução, são apenas sonhos.

                                        • O interesse na venda da estatal está no enriquecimento do ministro da Fazenda e do presidente da República, pois se tirasse o cabide políticos da empresa e colocasse funcionários de carreira a empresa ia girar melhor, afinal a atual gestão só está buscando os lucros e sucateando a empresa e tentando desvalorizar pra vender a preço de banana e a população pagar o alto preço, como está acontecendo com a energia e combustível

                                            • Com a privatização dos Correios, 50% dos problemas podem ser combatidos, os outros 50% são a Receita Foderal.

                                              • Já comprei produtos nos EUA pela BH é a entrega foi feita pela UPS, a logística deles é perfeita.

                                                • "Enquanto isso não ocorre, sofremos com grandes problemas que os Correios e outras estatais oferecem, com um preço alto, serviço falho, greves imotivadas e dando pouco espaço para concorrência"
                                                  Fica menos feio se tu redigir teu texto, hein.
                                                  1º menores tarifas
                                                  2º 99% de entregas no prazo
                                                  3º greves sim! Reajustes a anos abaixo da inflação. E ainda assim, o menor salário dentre todas as estatais(salário base está em torno de 1800$).
                                                  4º pouco espaço pra concorrência? Ué %uD83E%uDD14, o que precisa pra elas investirem mais? O monopólio postal(exclusivamente sobre cartas e telegramas?)que praticamente hoje está em desuso? Alô UPS, quero mandar uma carta pro Oiapoque, nos Correios eu pagaria 1,30$, entrega garantida toda em 7 dias, quanto ficaria com vcs?

                                                    • Não interessa quanto ficaria, o que interessa é que pra mandar por 1,30 você está sendo subsidiado por outros milhões de brasileiros, entendeu amigo? É socialismo dentro da empresa, outros pagam pra que sua encomenda fique barata. O problema do monopólio mencionado é que os correios são isentos de impostos e as outras não, se o problema fosse só monopólio postal ninguém ia reclamar afinal de contas ninguém quase manda cartas mesmo hoje em dia.

                                                        • Os apoiadores desta privatização tem que levar com cerol bem no meio mesmo.
                                                          Imagine pessoas que moram no norte, nordeste e centro oeste?

                                                          Tão tu fuuuuu

                                                          Acha mesmo que será barato frete para estes lugares?

                                                          nunca!

                                                          Se ja é caro com subsídios, imagine nas mão privadas e ainda embutindo impostos federais, estaduais etc?

                                                          Quero ver a galerinha fulll pistola quando a coisa bater no ventilador.

                                                        • "entretanto o fato dos Correios ser uma estatal, faz com que outras empresas de transporta não evoluam tanto, tendo grandes limitações, algo que mudará drasticamente se ocorrer realmente a privatização"
                                                          Que merda e essa?
                                                          Ooo freelancer, a UPS tá te pagando quanto?
                                                          Não evoluem pq não querem investir em municípios onde não terão lucro, o resto e conversa pra gado bater palmas....

                                                            • O interesse de privatizar os Correios, é roubar um pouco mais.
                                                              No dia que existir políticos corretos e dignos do cargo que exercem.
                                                              Seremos um país melhor e consequentemente desenvolvido.
                                                              Tantas coisas pro governo melhorar.
                                                              Porquê justo os Correios é o alvo deles.
                                                              Educação, Segurança Pública Saúde.
                                                              Algum desses políticos já passou em atendimento médico pelo SUS?
                                                              Sabe o que é ficar esperando horas ou dias pra ser atendido com dignidade??
                                                              Cortem os seus altos salários e mordomias, daí quem sabe sobra dinheiro, pra investir nos Correios pra evoluir e não privatizar.

                                                                • Esse jornalista não conhece as tarifas praticadas pelos correios, além de mais baratas os correios estão em todas as cidades,querem tirar os correios por ser uma empresa eficiente e mais barata.

                                                                    • Ter e fácil, o problema e entregar mesmo em cidade grande, o caso daqui de SP capital.

                                                                        • Jura tu que quem escreve nesses sites de tecnologia são formados em Jornalismo. Tudocelular, Canaltech e etc pegam free-lancer, sendo qualquer um que julguem escrever bem, não relacionado a formação acadêmica. Se fosse realmente formado em Jornalismo teria pelo menos alguma decência de fazer uma apuração antes de falar besteira da estatal, afirmação sem dados é conversa fiada.

                                                                          • Apenas 10 países do mundo tem correios privados e alguns deles estão sendo reestatizados pois não estão atendendo o povo mas tem um monte de gado que ao ouvir o berrante do Paulo Guedes saem mugindo atrás dele

                                                                              • Como a privatização dos Correios da Alemanha melhorou as entregas e ainda assim permitiu uma concorrência mais justa para as demais transportadoras: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/como-foi-a-privatizacao-dos-correios-na-alemanha,8a12116bafe930c7e225afcd02d87cf43gc1bo20. html

                                                                                  • Compare nossas linhas de ônibus e metrô com a Suíça também meu amigo.

                                                                                      • Só na Alemanha , e ainda assim parte dos correios de lá é estatal

                                                                                          • O cara quer comparar Alemanha abençoada geograficamente, com um país continental como Brasil, é sério isso?

                                                                                            Filho, não sei onde tu mora...mas em caso de privatização os valores de correspondências serão absurdos dependendo da localidade, ou seja será melhor pegar um ônibus e deixar pessoalmente.

                                                                                            Povo sonha que empresa é a casa da Alice e que elas não querem lucro acima de tudo.

                                                                                        • Vai ter edital pra um novo concurso dos Correios, até lá escolha a DHL pra entregar suas encomendas exerça seu direito a escolha

                                                                                            • Vc manda sua encomenda com quem vc quiser, não tem monopólio

                                                                                                • Não me lembro de comprar no marketplace na americanas e aparecer várias empresas pra escolher, automaticamente vai pros correios que não entregam aqui, e moro em SP capital.

                                                                                                  • Mande o pessoal do interior escolher a DHL pra exercer o livre poder de escolha. Aí a DHL leva até as capitais e posta nos Correios pra levar até o interior. Por que? Por que só os Correios entregam em todo município brasileiro independente de lucro. Por que a função social dos Correios é exercida com excelência.

                                                                                                      • Exijo meu direito de escolha para que todas as transportadoras tenham as mesmas isenções fiscais que os Correios.Agora cumpra!

                                                                                                          • Correios é estatal!
                                                                                                            As demais são entidadaes privadas, qua pagam impostos devidos para atuar em solo brasileiro.

                                                                                                            Agora adicione todos os impostos cabiveis aos Correios e quero ver seu direito de escolha pagando mais caro, pois uma DHL da vida ainda continuará enviando o produto pelo correios simplismente por que o mesmo atua em todo territorio nacional, e a linda da DHL ou o que for não vai investir bilhões em centro de distribuição.
                                                                                                            Simples assim!

                                                                                                            A privatização dos Correios é jutanmente pelo seu tamanho fisico de atuação, ja ta tudo mastigado e pronto, mas quando for privatizada havera uma agencia reguladora, idem ANAC, ANATEL, ANEEL etc regulamentando valores e exigindo os impostos, e advinha quem vai pagar?

                                                                                                          • Então responda, por gentileza: Diante do fato de que, dos mais de 5500 municípios brasileiros, menos de 350 são lucrativos, que empresas privadas aceitariam operar nos milhares de municípios deficitários? Se aceitarem, qual a contrapartida por parte do governo (e dos pagadores de impostos) será necessária?Porque os EUA ainda mantém um serviço de correios público? Que modelo de privatização foi feita com êxito em países de dimensões continentais, como o Brasil? Por que as privatizações dos correios em Portugal e na Argentina (países menores que o Brasil) não foram bem sucedidas e se estuda a reestatização nesses países?

                                                                                                            • Correios tem serviços razoáveis. As vezes ruim, outras bons. Mas imagine uma empresa privada tendo que gerir regiões remotas do país, sem lucro algum...

                                                                                                              • Você pesquisou as decisões do TST e verificou se todas as greves dos Correios foram "imotivadas"?

                                                                                                                  • Preços altos? Sem noção que escreveu, faz uma pesquisa comparativa de preços que vai ver quanto é cobrado em outras empresas

                                                                                                                      • Povo esquece que o governo não privilegia isneção de imposto, justamente pq a maquina pública requer muita verba. Isso é em quqalquer lugar do mundo,não é exclusivo do Brasil.

                                                                                                                        Com o fim dos "correios", será também um tiro no pé para compra do varejo online.
                                                                                                                        O que serve como catapulta para valores de produtos em qualquer cidade.

                                                                                                                          • Quando se tem isenção de impostos é mais fácil cobrar barato!

                                                                                                                            • E os Correios Celular como fica nessa ?

                                                                                                                              • O que tem a ver os Correios serem estatais com o crescimento das outras empresas? A UPS é dos Estados Unidos e lá a tem a USPS que é estatal. No mais, não existe país com grande extensão territorial sem uma empresa estatal de correspondência. Isso é uma utopia maluca.

                                                                                                                                • Os correios não usa dinheiro do governo federal, se mantém dos próprios lucros e quando sobra repassa ao governo federal, se informe melhor antes de dar uma opinião

                                                                                                                                  • Serviço ruim?
                                                                                                                                    Pessoal toda empresa tem os seu problemas, quem não tiver satisfeito aos serviços prestados pelos Correios é só escolher outras,pois o monopólio é restrito às cartas, encomendas é livre concorrência.

                                                                                                                                      • Acho que você nunca comprou em lojas que possuem parceiras com marketplace ne? tipo a americanas e assim, se um produto ta mais em conta nessas parceiras e você compra por elas, somente e entregue por correio, normalmente orque são de outro estado, não existe opção de escolher a transportadora, e difícil entender?

                                                                                                                                          • Meu caro, os Correios é uma bosta, infelizmente coisas que compro de fora do país, só podem ser entregue pelos correios por causa do monopólio, e ainda tenho que pagar mais uma taxa pra liberar coisas simples. E ainda esperar, e as vezes ainda ter que ir buscar nós correios pq não entregam.

                                                                                                                                            Tinha que mandar todos os funcionários embora e contratar gente que quer trabalhar.

                                                                                                                                              • Nossa, quanta burrice! Esse assunto já está batido, todo mundo já sabe: o Correio só tem o monopólio para entrega de telegrama e cartas de papel, e que a parte de encomendas é de livre concorrência (FedEx, UPS, DHL...) e ainda vem uma pessoa reclamar que "só podem ser entregue pelos correios por causa do monopólio"... É entregue pelos Correios pq é o mais barato, pq é público, e qdo privatizar vai ser bem mais caro, igual às demais.

                                                                                                                                                  • Você só pensa no seu umbigo? Eles fizeram concurso para estarem lá! Como assim mandar todos embora, pra rua? Você já parou pra pensar em quantas famílias ficaram a ver navios? Do mesmo jeito que você precisa, eles também e não se esqueçam, eles não entraram pela porta dos fundos, ok?

                                                                                                                                                      • No site quando for comprar é so escolher outra transportadora, sempre tem varias opções sei disso. Outra, caso não tenha deixe um aviso ao vendedor para quando chegar no Brasil escolher uma de seu agrado, so tem um pequeno aviso, caso escolha alguma transportado sem ser a padrão a taxa ja vai vir inclusa, geralmente empresas fazem isso.

                                                                                                                                                          • Seu comentário é "hilário"!

                                                                                                                                                              • No caso contratar você caro colega mealheiro da China kkkk

                                                                                                                                                                • Ei cornão deixa da tua resenha que tu não compra poha nenhuma, tu deve morar no fim do mundo onde só os correios mesmo conseguem entregar. O monopólio é só de cartas e não de encomenda. Te informa melhor jumento chifrudo.

                                                                                                                                                                    • A Rafaspa está certa quanto ao monopólio, vc pode verificar com o seu fornecedor se não tem como ele mandar pela DHL ou FedEx, se nenhuma dessas empresas não atender a sua localidade, possivelmente também não ocorrerá se os correios for privatizado.

                                                                                                                                                                    • O correios é uma estatal onerosa so por ser estatal, o povo paga 2 vezes uma pra usar o serviço e outra usando ou n o serviço. Toda estatal se mantém pq usa dinheiro publico pra se manter e nunca falir mesmo que esteja praticamente acabada 'em decomposição', o orçamento do governo anual usa dinheiro publico do pagador de imposto pra manter a empresa, ou seja, além de um péssimo serviço do correios ainda é super caro pois o povo paga 2 vezes

                                                                                                                                                                        • Poste, por gentileza, um link de alguma notícia ou qualquer outra fonte que demonstre que os Correios se mantém com dinheiro público.

                                                                                                                                                                            • Vc é um idiota, vai estudar um pouco pesquisa ou volta para seu site ver um nudis , deve ser um babaca da geração Nutela que só lê o título da matéria , os correios paga e sobrevive da sua própria receita, paga os funcionários e o que sobra vai para o governo, se existe ou existiu corrupção blz, o presidente dos correios agora é um general, os funcionários de empresas de economia mista como a Caixa, correios e BB recolhem INSS, FGTS e demais encargos ...

                                                                                                                                                                                • Toda estatal se mantém porque dá retorno.

                                                                                                                                                                                    • Negativo, toda estatal se mantém com recursos públicos gerando ou não "lucro". Correios atualmente só produz receita e basta entrar em sites do governo transparência e conferir pare de falar asneiras, números n mentem e a história tbm n

                                                                                                                                                                                    • Um monte falando que correios é lindo como estatal e tal mas esqueceram do mensalão ? esqueceram que estatal é pra roubar dinheiro do povo ? PRIVATIZA JA !

                                                                                                                                                                                        • Quem apoia a privatização, vai um exemplo que aconteceu aqui no Paraná, onde o governo do estado terceirizou a entrega de carteira de habilitação e documentos de veículos, e depois de muitas reclamações por atraso voltou a entregar pelos Correios. Click no link ou pesquise na internet se achar que é vírus https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/pr/parana/noticia/2019/12/27/apos-atrasos-entrega-de-documentos-do-detran-pr-voltam-a-ser-feitas-pelos-correios.ghtml

                                                                                                                                                                                          • um monte de lula livre comentando o post %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD2D

                                                                                                                                                                                              • O pessoal e muito iludido e comentam apenas sua realidade, cidade pequena, periferia etc, pois a realidade já e ruim caso não saibam, moro em SP capital e diversos bairros da cidade inclusive o meu a mais de 4 anos os correios não entregam as mercadorias, tem que retirar na agência mais próxima, e pior ainda cobram frete normalmente, ainda bem que as lojas que compro utilizam transportadoras que entregam normalmente na residência, assim não fico dependendo do correio, o máximo que preciso e quando quero comprar um objeto pequeno e só ta mais barato no marketplace, que normalmente entrega pelo correio e o frete sendo barato ai eu compro e retiro numa boa, de resto o serviço pra encomendas já e ruim por aqui há tempos, se privatizar parcialmente já e alguma coisa.

                                                                                                                                                                                                  • Olha você mora em SP onda as transportadora entregam até debaixo do esgoto, mas ja pesnou nas cidades do norte do país?

                                                                                                                                                                                                    Onde as mesmas não operam, você tem que desistir da compra quando é transportadora, pois se for exclusivo por elas, não tem como receber.

                                                                                                                                                                                                    Mas advinha, se for correios vc pode pegar na agencia ou receber em casa, justamente pelo tamanho descomunal da estatal.

                                                                                                                                                                                                    Fora que os trabalhadores dos correios são facilmente localizaveis e de podem sofrer roubos com uma facildiade absurda em cidades grandes (o que deve ser o caso de onde vc reside). Os cara entregam porta a porta de bike, moto e apé.

                                                                                                                                                                                                    Ja a transportadora espera o quantitativo de remessa para entregar em seu bairro, ou tu acha que ela vai la só entregar seu produto por prazer?

                                                                                                                                                                                                    Torço para que tenha um estudo para viabilizar subisdio temporal para que gigantes de foram construam seus centros de distribuição por regional, isso seria mais eficiente que privatizar os Correios.

                                                                                                                                                                                                    • "O fato dos Correios serem uma estatal não permite que outras empresas evoluam". Que argumento mais ridículo!!!! Ora, o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) também*são estatais e nem por isso o Itaú, o Bradesco ou Santander estão tão aquém dessas duas estatais. Aliás, o Itaú é a maior instituição financeira do país, em pese a existência do BB e da CEF.


                                                                                                                                                                                                      Sabe por que os Correios dão um banho na concorrência? Porque ele desempenha um papel social, por meio do subsídio cruzado, que nenhuma empresa privada jamais terá interesse em replicar.

                                                                                                                                                                                                      NADA impede que a FedEx, DHL ou quaisquer outras empresas invistam na ampliação de seus serviços e rivalizem de igual pra igual com os Correios, assim como fazem os bancos privados em relação ao bancos estatais. Se não o fazem, é porque sabem que o Brasil, além de ser um país de proporções continentais, oferece desafios estruturais que não são encontrados em países desenvolvidos.

                                                                                                                                                                                                      Privatizar os Correios é praticar política de compadrio com as grandes empresas privadas de logística. É tirar os Correios do caminho pra que possam ditar elas, as empresas privadas, as regras do jogo.

                                                                                                                                                                                                        • Na verdade impede sim: os Correios tem isenção de impostos estaduais e municipais. Remova essas isenções e veja (1) a empresa dá prejuízo ano após ano ou (2) o frete ficar mais caro.
                                                                                                                                                                                                          O papel social não tem nada a ver com a concorrência!

                                                                                                                                                                                                          • Quem mantém os preços Baixos das encomendas são justamente os correios, com a privatização será que realmente os preços vão cair kkkk, cuidado com os cartéis...

                                                                                                                                                                                                              Android

                                                                                                                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                              Android

                                                                                                                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                              Windows

                                                                                                                                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                              Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista