LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: Claro estuda adoção de frequência de 2,1GHz na expansão da rede para novas cidades

14 de julho de 2020 8

A Claro é uma das primeiras operadoras do Brasil a iniciar a implementação da rede 5G no país. A operadora ativou nesta semana o novo padrão de conexão utilizando a tecnologia de Compartilhamento de Espectro Dinâmico, ou DSS, que tira proveito das estruturas da rede 4G, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro através da faixa de frequência de 2,6GHz

A empresa já planeja a expansão para mais cidades, e para isso já estudo o uso de novas bandas. Em entrevista ao site Tele.Síntese, Celso Birraque, diretor de redes de acessos móveis da Claro, revelou o interesse da companhia em adotar os 2,1GHz para implementação do 5G em novos municípios.

Apesar da diferença nas bandas, o funcionamento seria idêntico ao visto em São Paulo e no Rio, operando simultaneamente nas faixas de 700MHz e 1,8GHz para atingir as velocidades 5G. Com o uso dessa tecnologia, os celulares são capazes de atingir taxas de transferência acima dos 400Mbps. Sem ela, a rede fica restrita a 300Mbps.

A Claro foi a primeira operadora do Brasil a implementar o 5G DSS.

Justamente por tirar proveito do sistema 4G, a conexão 5G brasileira é do tipo Non-Standalone (NSA), estando assim limitada pela rede da geração passada. Quando o 5G Standalone (SA), com sua própria infraestrutura, for adotado, a velocidade deverá subir consideravelmente, mas isso ainda depende do leilão de frequências da Anatel, que só deve ocorrer em 2021.

Ainida que esteja estabelecido na estrutura 4G, o 5G DSS ainda exigiu alto investimento e modificações profundas. Conforme detalhou Birraque, foi necessário garantir o uso de elementos descentralizados e virtualizados, além de reestruturar a rede de atendimento ao cliente, para tornar a experiência com a nova rede ainda melhor.

O Motorola Edge é o único aparelho a suportar a rede 5G brasileira no momento.

Vale lembrar que a TIM também iniciou a implementação do 5G DSS no Brasil, começando com as cidades de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS). A operadora prometeu expandir a rede para mais localidades em breve, fazendo uso de tecnologias da Ericsson, Huawei e Nokia. No momento, o único aparelho compatível com a nova rede disponível no país é o Motorola Edge.

O Motorola Edge 2020 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

8

Comentários

5G no Brasil: Claro estuda adoção de frequência de 2,1GHz na expansão da rede para novas cidades
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2