
Economia e mercado 21 Jul
21 de julho de 2020 3
A TIM anunciou no começo do mês o início de suas operações da rede 5G no Brasil. A operadora fará uso do protocolo DSS, que compartilha a infraestrutura e sinal do 4G para atingir as velocidades da nova geração, e estreará o novo protocolo nas cidades de Bento Gonçalves, Itajubá e Três Lagoas. Hoje, durante o Fórum de Operadoras Inovadoras, a companhia detalhou seus planos em relação à implementação da FWA.
A Fixed Wired Access, ou FWA, foi outro dos anúncios da empresa, que pretende utilizar o 5G DSS para proporcionar internet banda larga à mais cidades do país, inclusive no interior dos estados, onde há mais dificuldade de instalação de fibra óptica. A tecnologia funciona de maneira similar ao sistema comum, com o diferencial de ser completamente sem fios, diante da utilização da rede móvel.
Segundo Marco di Constanzo, diretor de engenharia da TIM Brasil, a banda larga FWA terá uma prova de conceito "self-service" realizada no início, em que os clientes irão adquirir e instalar o serviço em suas casas, sem a necessidade da visita de um técnico. O sistema deve ser expandido no caso de haver sucesso com os testes.
O executivo destacou ainda a importância da expansão do acesso à banda larga no Brasil, independente da tecnologia utilizada. “O problema é grande. Considerando o tamanho continental do Brasil, não dá para tratá-lo sozinho. Não existe uma única solução, com um único player e uma única tecnologia. Serão várias soluções em conjunto: banda larga móvel, FWA, FTTH etc”, afirmou.
As principais operadoras do mercado brasileiro já entraram na corrida do 5G, tendo anunciado seus planos nos últimos dias. A Claro foi a primeira a anunciar a nova rede, com início das operações em São Paulo e no Rio de Janeiro na semana passada, enquanto a Vivo adotou uma postura mais cautelosa, mas anunciou a tecnologia em oito cidades do país. Todas farão uso do protocolo DSS.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários