
Segurança 19 Jun
17 de agosto de 2020 3
O Procon de São Paulo multou o aplicativo iFood em mais de 2,5 milhões por meio de processo administrativo por má prestação de serviços, cláusulas abusivas e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.
Segundo o órgão, a empresa foi multada devido a um alto número de reclamações envolvendo golpes aplicados por entregadores do aplicativo, que cobravam valores acima do que realmente era devido.
Além disso, o iFood também permite que fornecedores possam impor um valor mínimo para a finalização do pedido, mas não informa a quantidade de alimentos entregues. O Secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, comentou a ação:
A empresa responde pelos atos de seus prepostos, não importa que os entregadores não sejam seus funcionários; ela deve se responsabilizar pelos seus representantes.
Outro motivo que pesa na condenação do iFood são as cláusulas abusivas do serviço. O Procon explica que elas infringem o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor.
Isso porque a empresa deixa claro que não se responsabiliza pela prestação do serviço contratado pelo consumidor e que ainda pode mudar os termos do contrato de forma unilateral. Caso o consumidor queira questionar a mudança, o seu cadastro será cancelado.
O aplicativo também afirma em seu termo que não se responsabiliza pelo eventual vazamento dos dados que estão em sua plataforma. Considerando que o consumidor precisa inserir uma série de informações no app, o Procon considera que não cabe isenção de responsabilidade. A empresa ainda pode recorrer e tem direito à defesa.
Em nota enviada ao portal G1, o iFood se defende das acusações do Procon e alerta aos consumidores sobre como evitar o "golpe da maquinha":
O iFood informa não ter recebido a autuação com imposição de multa do Procon-SP. É importante ressaltar que a prática fraudulenta da maquininha afeta tanto os consumidores quanto o iFood, que, em apoio aos clientes, após análise, faz o ressarcimento mesmo diante de fraudes aplicadas por meio de aparelhos de pagamento que não pertencem à empresa. Por meio de notificações, o iFood orienta os clientes a não aceitar cobrança de valores adicionais na entrega e informa a confirmação de pagamento via app.
iFood - Delivery de Comida
Desenvolvedor: iFood
Grátis - oferece compras no app
Tamanho: Variasegundo a plataforma
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários