LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Da ascensão aos escândalos: Lee Kun-hee, ex-presidente da Samsung, morre aos 78 anos

25 de outubro de 2020 6

A Samsung anunciou neste sábado a morte de Lee Kun-hee, filho do fundador da empresa, Lee Byung-chul, e uma das principais figuras de liderança da companhia entre os anos de 1987 e 2014. O executivo precisou se afastar forçadamente quando sofreu um ataque cardíaco, mantendo-se afastado da mídia desde então. Lee Kun-hee tinha 78 anos e a causa de sua morte não foi divulgada.

É inegável que a Samsung é hoje uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, sendo um dos pilares da indústria sul-coreana, mas esse nem sempre foi o caso. Fundada em 1938 como uma mercearia durante a Segunda Guerra Mundial, a fabricante foi sinônimo de televisores baratos e aparelhos de micro-ondas instáveis por muitos anos, até que Lee Kun-hee assumiu a presidência em 1987, após a morte de seu pai.

Lee Kun-hee foi o responsável por pavimentar o caminho de sucesso que a Samsung trilha hoje, trabalhando intensamente para tornar a companhia uma gigante no mercado de semicondutores nos anos 1990, no segmento de painéis planos durante a transição entre os televisores CRT para os aparelhos de plasma, e na telefonia celular no início dos anos 2000.

Infelizmente, a carreira do executivo também foi seriamente marcada por escândalos recentes, envolvendo principalmente crimes de suborno e evasão de taxas. O ex-presidente chegou a ser condenado por duas vezes, mas acabou sendo perdoado pela Justiça Sul-Coreana.

Lee Kun-hee (ao centro) liderou a Samsung entre 1987 e 2014, sendo responsável pela ascensão mundial da empresa. Seu comando, no entanto, também foi marcado por escândalos de corrupção.

Os impactos desses crimes são sentidos até hoje dentro da Samsung e da Coreia do Sul, sendo alguns dos efeitos a prisão de presidentes do país asiático e constantes escândalos envolvendo Jay Y. Lee, atual Vice-Presidente da empresa e filho de Lee Kun-hee. Jay anunciou neste ano que não pretende passar o comando da Samsung aos filhos, encerrando a longa cadeia de comando familiar da gigante da tecnologia.


6

Comentários

Da ascensão aos escândalos: Lee Kun-hee, ex-presidente da Samsung, morre aos 78 anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista