
Economia e mercado 27 Jan
29 de janeiro de 2021 0
Segundo os dados de acesso de dezembro de 2020, divulgados pela Anatel, os pequenos provedores foram os protagonistas do crescimento da banda larga no Brasil. No geral, o setor viu aumento de 3,1 milhões de contratos de internet fixa. As operadoras menores responderam pelo maior crescimento, com 3,5 milhões de acessos durante o ano, sendo a maior deles feitas por fibra óptica. Durante a pandemia, cresceram as queixas sobre banda larga no país.
Entre as grandes operadoras, Claro, TIM e Algar registraram crescimento no período, enquanto Oi e Vivo encerraram 2020 com número menor de clientes quando comparado ao ano anterior. Vale destacar que as pequenas operadoras são importantes porque levam conectividade para áreas menos atrativas comercialmente pelas principais empresas do segmento.
Das operadoras menores, quem registrou o maior crescimento foi a nordestina Brisanet, que encerrou o ano com um salto de 351,4 mil para 624,31 mil acessos, e participação de 1,7% do mercado, número muito próximo do registrado por TIM e Algar, por exemplo, que são consideradas pela Anatel como empresas de grande porte.
A Claro segue líder em banda larga no Brasil, com 9,84 milhões de modems conectados, alta de 260 mil acessos em relação ao ano de 2019, e a maior parte dos acessos utiliza cabo coaxial (94,3%), e a fibra óptica, usada em novas cidades, está presente em 4,7% dos modems.
Já a Vivo registrou crescimento em fibra, com cerca de 900 mil acessos a mais, combinada com perda acentuada de clientes, encerrando 2020 com menos acessos registrados em comparação ao ano anterior. Hoje a fibra representa maior número de acessos do que comparado com a tecnologia anterior, xDSL, com diferença de 600 mil acessos para a nova tecnologia.
Por outro lado, a Oi registrou crescimento em fibra, com aumento de 1,4 milhão de clientes utilizando FTTB, mas a empresa desconectou 1,6 milhão de acessos por cabos metálicos. Em recuperação judicial, a empresa vendeu sua divisão móvel para um consórcio entre Claro, TIM e Vivo no final do ano passado por R$ 16,5 bilhões.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários