LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oi apresenta a V.tal para ampliar internet por fibra óptica no Brasil

05 de agosto de 2021 2

A Oi lançou, nesta quinta-feira (5), a V.tal, nova marca da InfraCo, sua empresa responsável pela rede neutra de fibra óptica que foi vendida para o BTG Pactual.

Além do novo nome, a operadora anunciou um plano de levar cobertura de banda larga com tecnologia FTTH (fibra até a casa do cliente) para 32 milhões de casas até o final de 2025, com investimentos previstos na ordem de R$ 30 bilhões.

O novo nome da InfraCo se pronuncia ‘Vital’, com um ‘I’. A nova companhia não deve atender consumidores finais. A proposta da V.tal é fornecer conectividade para a própria Oi e outras empresas, inclusive operadoras concorrentes, com o modelo de rede neutra.

Atualmente, a Oi é uma cliente âncora da V.tal. Caso o negócio com o BTG Pactual seja aprovado, a operadora passa a ser sócia minoritária com cerca de 42% dos papéis, enquanto o banco vai ficar com o controle da empresa.

Rodrigo Abreu, CEO da Oi, e Pedro Arakawa, CCO da V.tal | Imagem: Divulgação.

A companhia já surge com cerca de 260 contratos com provedores regionais no modelo de atacado, além de outras empresas que utilizam a rede neutra para levar internet banda larga para casas de seus clientes.

A V.tal se consolida como uma nova empresa, com CNPJ próprio, sede em São Paulo e um comitê para garantir os processos de governança, administração e operação comercial neutros durante a transição da Oi.

Rede de fibra óptica

Ao todo, a companhia inicia sua nova fase com 400 mil quilômetros de redes de fibra, chegando a 2,3 mil cidades e 12 milhões de domicílios atendidos.

A expectativa é pela ampliação da capilaridade para 32 milhões de casas passadas até 2025. A meta da Oi é alcançar a marca de 8,1 milhões de clientes da banda larga até 2024.

Para atingir esse número, a operadora precisaria ter cobertura para 34,4 milhões de casas até 2024. Esse indicador é mais alto que os 32 milhões de domicílios planejados pela V.tal até o ano de 2025.

Diante desse cenário, se contar exclusivamente com a rede da V.tal e não usar outros operadores neutros ou construir rede própria, a Oi vai precisar ser mais agressiva em suas vendas para aumentar a sua taxa de ocupação.


2

Comentários

Oi apresenta a V.tal para ampliar internet por fibra óptica no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista