LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comércio móvel: 91% dos brasileiros com celular já fizeram compras online através dele

01 de outubro de 2021 0

O hábito de usar apps e sites mobile para realizar compras remotas, o chamado comércio móvel ou m-commerce, continua ganhando força no Brasil. 91% dos brasileiros com smartphone já experimentaram comprar através do aparelho, informa a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio e pagamentos móveis.

Tal cenário foi fortemente influenciado pela pandemia de coronavírus e a consequente necessidade de isolamento social. Em 2020, 56% dos brasileiros fizeram compras online pela primeira vez, ao passo que as tentativas de fraude no e-commerce cresceram 8% no Brasil neste ano.

A pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.100 brasileiros que possuem smartphone, entre os dias 4 e 16 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Os resultados apontam que dos 91% de brasileiros que fazem compras através do celular, 86% fizeram pelo menos uma compra através de app ou site móvel nos últimos 30 dias, o que representa um ganho de 5 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, publicada em abril.

Além disso, 83% dos chamados consumidores móveis afirmam que atualmente fazem mais compras pelo celular do que seis meses atrás. E 80% deles declaram que compram mais pelo smartphone que pelo desktop, uma presença que pode ser explicada pela boa experiência do usuário: 91% dos consumidores móveis dão notas 4 ou 5, em uma escala de 1 a 5, para medir a sua satisfação com o serviço.

É a elite quem puxa o hábito do comércio móvel no Brasil. Nas classes A e B, 35% dos consumidores móveis costumam realizar pelo menos uma compra por semana via app ou site móvel, contra 20% nas classes C, D e E.

O cashback continua sendo a característica mais valorizada pelos brasileiros em apps de m-commerce, citado por 50% dos consumidores móveis. Em segundo lugar vem a entrega no mesmo dia, apontada por 42% – foi a primeira vez que essa opção foi incluída na lista da pesquisa, cabe ressaltar.

Quanto ao meio de pagamento favorito para compras no celular, foi observado um aumento do cartão de crédito, que passou de 62% para 66%, ampliando a sua liderança. Outro meio de pagamento que ganhou popularidade no m-commerce foi o Pix, passando de 8% para 11%. Por sua vez, boleto bancário e carteiras digitais vêm apresentando tendência de queda nos últimos seis meses.

Em apenas seis meses, o Shopee ganhou 9 pontos percentuais e encostou nos três primeiros do ranking.

Entre os aplicativos usados com mais frequência no m-commerce brasileiro os três primeiros colocados continuam os mesmos: iFood, Mercado Livre e Americanas. O Magazine Luiza, na quinta posição, também registrou um aumento acima da margem de erro, crescendo 4 pontos percentuais em seis meses, passando de 18% para 22%.

Entretanto, vale destacar a ascensão meteórica do Shopee até o quarto lugar. Em apenas seis meses, esse aplicativo ganhou 9 pontos percentuais, subindo de 18% para 27%, encostando nos três primeiros do ranking.


0

Comentários

Comércio móvel: 91% dos brasileiros com celular já fizeram compras online através dele
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista