
Economia e mercado 20 Out
29 de outubro de 2021 0
O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (29) o início da terceira fase do Open Banking no Brasil, novidade que visa trazer mais praticidade e inovação entre o relacionamento dos clientes bancários com a instituição, aumentando a concorrência do mercado e garantindo a segurança durante as transações.
Inicialmente a expectativa era de que a 3ª fase fosse implementada pelo Bacen no dia 30 de agosto, porém a medida não entrou em vigor devido a problemas nos testes e atrasou alguns meses até sua liberação oficial nesta semana para os bancos tradicionais e fintechs, que têm a possibilidade de integrarem os pagamentos via Pix.
A implementação da terceira fase do Open Banking traz para os brasileiros algumas novidades relacionadas com as formas de pagamento on-line, permitindo que instituições financeiras aprovadas pelo Banco Central troquem de maneira segura os dados dos clientes a fim de tornar o processo mais prático e conveniente.
A partir de hoje, 29, os usuários que possuem chaves cadastradas no Pix podem efetuar pagamentos em lojas virtuais sem a necessidade abrir o aplicativo do banco e escanear o QR Code, bastando informar a chave que será usada — CPF, número de telefone, e-mail ou sequência aleatória — e aguardar enquanto a informação é processada pela empresa intermediadora.
Assim que que a autenticidade da chave é confirmada o banco do cliente é comunicado sobre a autorização de débito e solicita a confirmação do pagamento, a partir da ação do correntista a transferência é realizada instantaneamente e com segurança por meio da plataforma da loja.
Segundo informações do BC, essa modalidade também deve chegar para outras formas de transferência bancária, como o TED, por exemplo, que deve ser contemplado com a terceira fase do Open Banking em fevereiro de 2022,
O Banco Central reforça o seu compromisso para que o open banking alcance os seus objetivos, de forma segura e efetiva para os clientes das instituições participantes, permanecendo vigilante no processo de sua implementação", afirma o BC.
De acordo com o cronograma liberado pela entidade, a quarta fase deve entrar em vigor no dia 15 de dezembro e permitirá a troca de informações entre as instituições sobre os demais produtos financeiros, como câmbio, investimentos, previdência e seguros, integrando vários serviços em uma única ferramenta.
O que você acha do Open Banking? Conhecia essa tecnologia? Conta pra gente, comente!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários