LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Itaú deve explicações aos Procons do Rio, SP e Paraná após falha no saldo de clientes

04 de março de 2022 10

Atualização (04/03/2022) - LR

Durante toda a manhã de ontem (4), correntistas do Banco Itaú relataram nas redes sociais falhas na exibição do saldo em conta, visualização do extrato e acesso ao serviço do Internet Banking tanto no computador quanto no celular. O problema foi corrigido por volta das 17h30, porém os Procons do Rio de Janeiro, São Paulo e Parará exigem uma explicação sobre a instabilidade.

Segundo os órgãos de defesa do consumidor, o Grupo Itaú deverá esclarecer quando o bug foi identificado pela equipe técnica e quais protocolos de segurança foram adotados pela instituição a fim de proteger os dados pessoais de seus clientes e se houve comprometimento das informações e interferência externa — algo que de acordo com o banco, não aconteceu.


As exigências são baseadas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta como as informações dos consumidores devem ser tratados pelas empresas. O banco deverá informar se adota medidas de segurança, administrativas e efetua o treinamento de seus colaboradores sobre a LGPD.

Cada órgão estipulou um prazo para que a instituição bancária responda à notificação. O Procon-SP determinou que o Itaú preste esclarecimentos até o dia 7 de março, segunda-feira, enquanto Rio e Paraná estenderam o prazo para o dia 9 e 14 deste mês, respectivamente.

Direitos do consumidor

Conforme afirmou o Procon-SP, clientes prejudicados pela instabilidade nos sistemas do Itaú Unibanco não podem ser lesados com cobrança de juros, multa ou taxas referentes ao não pagamento contas, transferências ou saques, que deverão ser consideradas sem efeito.

"Caso tenha sido impedido de fazer alguma transação – se o banco não oferecer uma alternativa para realizá-la – o consumidor não poderá ser prejudicado com cobrança de multa, juros ou outros.", complementa o Procon de SP.

A entidade ressalta que valores recebidos indevidamente, isto é, proveniente do erro no sistema bancário, não devem ser utilizados e precisam ser devolvidos ao Itaú.

Um bug no aplicativo do Banco Itaú teve um efeito inesperado nas contas dos clientes nesta quinta-feira (3). Relatos sobre a falha no aplicativo do banco dizem que o problema está relacionado ao saldo na conta.

Enquanto alguns usuários afirmam ter tido dinheiro retirado sem autorização, outros receberam grandes quantias de origem desconhecida. Também há relatos de clientes que pagaram faturas e continuaram com o valor na conta.

O Itaú se pronunciou a respeito da instabilidade no Twitter, e aproveitou para afirmar que o bug já está sendo corrigido:

Segundo o site DownDetector, que monitora em tempo real o funcionamento de serviços online, as plataformas do Itaú estão fora do ar. Nisso se incluem o aplicativo móvel e o Internet Banking. O pico de reclamações ocorreu por volta do meio-dia desta quinta-feira, quando mais de três mil notificações foram registradas.

Imagem: DownDectetor/Reprodução

O assunto foi parar nos tópicos mais comentados do Twitter. Muitos usuários revelaram que “ganharam” grandes quantias com o bug, enquanto outros reclamaram do “sumiço” de dinheiro. Houve ainda quem lamentasse não ter feito parte do grupo de afetados pelo problema. Confira alguns comentários:

Você também foi afetado pelo bug? Conte sua experiência nos comentários!


10

Comentários

Itaú deve explicações aos Procons do Rio, SP e Paraná após falha no saldo de clientes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista