
Segurança 09 Mar
Atualização (10/03/22) - JB
Em comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira (10), o Google confirmou que está pausando o sistema de pagamentos dentro da loja Play Store na Rússia. Como consequência, proprietários de smartphones Android não poderão mais comprar aplicativos.
Além disso, os russos também não conseguirão renovar ou fazer novas assinaturas e tampouco adquirir músicas, livros ou qualquer outro produto digital.
De acordo com a empresa, isso está acontecendo após a Rússia ser "desconectada" do sistema global SWIFT e isso impede que pagamentos oriundos do país sejam processados.
Apesar do problema na parte de pagamentos, o Google afirma que a Play Store continua funcionando normalmente e que usuários da Rússia podem fazer o download de aplicativos em seus smartphones.
Cabe lembrar que Apple, Microsoft, Sony, Samsung e diversas outras empresas estão boicotando a Rússia após a invasão à Ucrânia. O país também é alvo de duras sanções dos Estados Unidos e Europa.
Texto original (04/03/22)
A invasão da Rússia à Ucrânia está gerando boicotes à potência das mais diversas frentes. Agora, o Google anunciou que interrompeu as vendas de anúncios na Rússia em resposta à crise. A informação foi confirmada ao portal The Verge nesta sexta (4).
“À luz das circunstâncias extraordinárias, estamos pausando os anúncios do Google na Rússia. A situação está evoluindo rapidamente e continuaremos compartilhando atualizações quando apropriado", afirmou um porta-voz da empresa.
Essa decisão se segue a outras sanções de empresas de tecnologia ao país, e mesmo do Google, que bloqueou a monetização de sites, apps e canais da Rússia no YouTube na última semana, com destaque para o bloqueio à mídia estatal, o que tem se somado como uma nova cortina de ferro. Ainda não se sabe qual o impacto financeiro que essa última ação pode gerar.
A ação também acontece em um contexto em que o próprio Google foi criticado pelo órgão de vigilância de comunicações russo por veicular anúncios sobre o conflito na Ucrânia. Segundo a agência, os anúncios estariam espalhando informações políticas falsas, incitando protestos e criando uma percepção distorcida dos eventos.
A Rússia vem bloqueando qualquer forma de comunicação que contradiga a narrativa oficial, como o bloqueio ao site BBC News após a emissora voltar a transmitir boletins de rádio de ondas curtas da Segunda Guerra para alcançar ouvintes na Ucrânia e Rússia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários