
Segurança 01 Abr
13 de abril de 2022 3
O juiz Paulo Sergio Ribeiro, da 23ª vara federal de Curitiba, no Paraná, condenou Cláudio José de Oliveira, conhecido como "Rei do Bitcoin", a 8 anos e 6 meses de prisão em regime fechado por estelionato e crimes contra o sistema financeiro nacional.
Segundo o portal G1, além do tempo de reclusão, o réu foi vai ter que pagar uma multa à Justiça. Contudo, a sentença absolveu Cláudio José dos crimes de associação e organização criminosa. Ele estava preso desde julho do ano passado.
A sua esposa, Lucinara da Silva Oliveira, foi condenada a 2 anos e 5 meses de reclusão em regime aberto por organização criminosa, além do pagamento de multa. Já Johnny Pablo Santos, apontado como braço direito de Cláudio, foi absolvido.
O "Rei do Bitcoin" foi acusado de cometer fraudes no valor total de R$ 1,5 bilhão em diversos investimentos no setor de criptomoedas. As investigações apontam que cerca de 7 mil pessoas foram vítimas dos golpes aplicados.
Em nota enviada ao G1, a defesa de Cláudio afirmou que "após longo período de investigação e processo, grande parte das graves acusações feitas contra ele foram afastadas pelo próprio Juízo Federal que proferiu a sentença".
Em 2019, as corretoras ligadas ao "Rei do Bitcoin" passaram a ser investigadas após o proprietário registrar um boletim de ocorrência afirmando que havia sido vítima de um ataque hacker e bloquear os valores dos credores na sequência.
Após denunciarem o suposto ataque cibernético, o grupo que foi réu prometeu aos credores que devolveria os valores bloqueados em parcelas. Apesar disso, de acordo com a Polícia Federal, os valores nunca foram quitados.
No decorrer das investigações, a Polícia Civil e o Ministério Público desconfiaram que o ataque cibernético era falso e que o grupo havia cometido crimes, como estelionato.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários