
Economia e mercado 02 Mai
16 de maio de 2022 2
A SpaceX recebeu a permissão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar um novo modelo de roteador para conexão com a Starlink, a rede de internet via satélite gerenciada pela empresa de Elon Musk. Esse é um grande passo para seu processo de instalação no território brasileiro após a aprovação dos testes com a infraestrutura.
Os documentos da homologação do roteador, de nome técnico é “UTR-211”, incluem fotos do modelo. Com um design pouco convencional, compacto e futurista, o aparelho mede cerca de 25 centímetros de altura e 18 centímetros de largura. Sua base em formato de trapézio tem traços retilíneos e abriga uma entrada para cabo de energia tripolar.
A certificação de conformidade mostra que a liberação foi concedida em 27 de abril de 2022. O “Starlink Router”, nome comercial do modelo, não será fabricado no Brasil. Em vez disso, o aparelho será importado diretamente de Taiwan. A homologação foi solicitada pela E3Tech Engenharia e Representações Ltda., empresa sediada em Sumaré, SP.
O Starlink Router deve contar com suporte aos protocolos Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac com velocidades de internet de até 1.300 Mb/s na faixa de 5,0 GHz e até 600 Mb/s na faixa de 2,4 GHz. Haverá um sistema de três antenas para difundir o sinal em variados ambientes.
A rede de internet via satélite da SpaceX ainda "engatinha" território nacional. Com a autorização da Anatel para suas operações e a adição de um novo roteador ao seu portfólio, a modalidade já está disponível em forma de simulação de valores no site oficial. No Brasil, o serviço poderá custar até R$ 11.480/ano em primeiro momento.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários