LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Starlink em perigo: destroços de satélite russo ameaçam constelação da SpaceX

11 de agosto de 2022 0

Recentemente a SpaceX afirmou que o 5G pode tornar a internet via satélite inutilizável, mas esta não é a única ameaça a Starlink no momento. De acordo com a SpaceNews, detritos do satélite russo Kosmos 1408 estão se aproximando cada vez mais de satélites da Starlink, com mais de 6 mil quase colisões já registradas.

O satélite Kosmos 1408 foi lançado em 1982 e pesa cerca de duas toneladas que agora são destroços orbitando o nosso planeta. O perigo dessas colisões foi abordado pelo cientista Dan Oltrogge, da COMSPOC, numa reunião realizada na Small Satellite Conference, em Utah, última segunda-feira (8).

Segundo a COMSPOC, 841 dos 2.748 satélites da Starlink estão ameaçados por colisões com destroços do satélite russo, alguns deles chegando a passar a cerca de 10 quilômetros de distância dos satélites da SpaceX.


É importante dizer que, embora os satélites da SpaceX sejam projetados para desviar de objetos em rota de colisão de forma autônoma, o risco ainda persiste, pois já existem outros detritos criados por outro satélite que foi destruído pela Rússia em novembro de 2021, criando cerca de 1.500 fragmentos de lixo espacial.

Na época, os detritos criados forçaram astronautas e cosmonautas a procurar abrigo na Estação Espacial Internacional e, dois meses depois, os fragmentos quase atingiram o satélite chinês Tsinghua.

Por outro lado, a SpaceX também está sendo criticada pela NASA por colocar milhares de satélites em órbita, o que também aumenta o risco de colisões com outros objetos ao redor da Terra. Ao se defender as acusações, a SpaceX disse:

A SpaceX está profundamente comprometida em manter um ambiente orbital seguro, proteger o voo espacial humano e garantir que o ambiente seja mantido sustentável para futuras missões à órbita da Terra e além.

Com a sustentabilidade espacial em mente, temos empurrado o estado da arte em áreas de tecnologia chave, como satélites voadores em baixas altitudes, o uso de propulsão elétrica sustentável para manobras e des-órbita ativa, e empregando comunicações ópticas inter-satélite para manter constantemente o contato com satélites. A SpaceX está se esforçando para ser a operadora de satélite mais aberta e transparente do mundo, e encorajamos outros operadores a se juntarem a nós no compartilhamento de dados orbitais e manter o público e os governos atualizados com informações detalhadas sobre operações e práticas.

De qualquer forma, esperamos que as empresas e os governos façam o melhor possível para evitar colisões e para que o espaço ao redor da Terra continue acessível para futuras pesquisas e explorações.


0

Comentários

Starlink em perigo: destroços de satélite russo ameaçam constelação da SpaceX
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2