
04 Julho 2022
20 de maio de 2022 42
Última atualização no gráfico que mostra a presença das diferentes versões do Android em smartphones aponta que o Android 11 é o mais usado atualmente, presente em 28,3% dos aparelhos, contra 24,2% em novembro de 2021. O resultado é esperado vide a grande quantidade de aparelhos de diversas marcas que já foram atualizados ou estão chegando com esse sistema. Vale notar, porém, que o gráfico ainda não contabiliza a presença do Android 12.
Isso porque, tempos atrás, essas informações eram disponibilizadas gratuita e abertamente na web, em um gráfico atualizado com frequência. Mas, quando o Google percebeu que isso se tornou uma propaganda negativa em relação ao iOS —onde a adoção de um novo software é mais rápida, afinal, a distribuição é centrelazida— as informações passaram a ser atualizadas com menor frequência, e ficaram restritas ao Android Studio.
Na segunda posição é possível ver o Android 10, que agora está em 23,9% dos aparelhos, contra 26,5% no período anterior. Em terceiro lugar fica o Android 9 Pie, com 16,2%, e a porcentagem das outras versões vai caindo gradualmente até apenas 0,4% usarem o Android 4 Jelly Bean, de 2012.
A ausência do Android 12 aqui sugere ainda que o gráfico é voltado para desenvolvedores que querem saber até onde esticar a compatibilidade dos seus apps, podendo prever quantos usuários podem perder. Naturalmente, como o Android 12 é o topo de linha atual, os apps já deveriam partir do princípio de funcionar nele também, mas talvez não compense mais trabalhar para manter a compatibilidade com versões muito antigas do sistema.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários