LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G via satélite! Ericsson, Qualcomm e Thales estudam levar cobertura da rede para todo o mundo

11 de julho de 2022 0

A Ericsson anunciou nesta segunda-feira (11) que está ampliando sua parceria com a Qualcomm para globalizar a cobertura do 5G. A empresa sueca e fabricante norte-americana planejam enviar satélites à órbita terrestre para oferecer a conectividade móvel de última geração em todo o mundo com o apoio da Thales, agência espacial francesa.

O trio está aplicando o conceito de 5G NTN (Non-Terrestrial Network ou “rede não terrestre”) para que todas as regiões do mundo — especialmente os países com desenvolvimento lento e locais com sinal prejudicado por questões geográficas — possam usufruir das altas velocidades de download, upload e confiabilidade da rede 5G.

(Imagem: Reprodução)

Após um período de estudos conduzidos e simulações em laboratórios, as empresas pretendem utilizar satélites de baixa órbita (LEO) para garantir que o sinal do 5G seja acessível por todos, levando “cobertura em geografias extremas e áreas remotas através de mares, oceanos e outros locais onde a cobertura terrestre está ausente”, segundo a Ericsson.

O comunicado da empresa acrescenta que a segurança incrementada da rede faz com que as aplicações governamentais sejam um dos principais casos de uso do 5G NTN.

A cooperação de teste e validação da Ericsson, Qualcomm e Thales será um marco importante na história das comunicações, pois o resultado pode significar que não importa onde você esteja na Terra — seja no meio de um oceano ou na floresta mais remota —, a conectividade high-end, segura e econômica estará disponível por meio da colaboração entre satélites e conectividade terrestre do 5G.

Ericsson

Uma nova etapa de testes agora pretende validar os componentes necessários para habilitar essa rede. Além disso, a equipe técnica quer concluir se nossos celulares — em seu atual fator de forma — são capazes de receber o sinal através de satélites ou iriam requerer componentes adicionais que transformariam os produtos disponíveis atualmente.

A Thales irá verificar quais tipos de carga de satélite são mais adequadas para habilitar o 5G em satélites LEO. A Qualcomm, por sua vez, avaliará quais serão as necessidades no lado do cliente através de smartphones 5G. A Ericsson terá o papel de analisar como propagar o sinal através de sinais de rádio viajando através do espaço diretamente para a Terra.

Apoiado pelo consórcio 3GPP, o 5G via satélite será uma especificação de grandes capacidades e aplicações em todo o mundo. A rede terrestre promete grandes inovações em diferentes cenários, mas sua ampliação a nível global através de satélites promete eliminar as barreiras impostas pela localização do usuário.

No Brasil, a nova geração da rede móvel ainda caminha em passos lentos. Brasília foi a primeira cidade brasileira a receber a cobertura do 5G, mas ainda há oscilação nas frequências. A próxima capital do país que ativará a rede é Belo Horizonte, seguida por Porto Alegre e São Paulo, segundo as previsões da Anatel.


0

Comentários

5G via satélite! Ericsson, Qualcomm e Thales estudam levar cobertura da rede para todo o mundo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2