LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G via satélite! Ericsson, Qualcomm e Thales estudam levar cobertura da rede para todo o mundo

11 de julho de 2022 0

A Ericsson anunciou nesta segunda-feira (11) que está ampliando sua parceria com a Qualcomm para globalizar a cobertura do 5G. A empresa sueca e fabricante norte-americana planejam enviar satélites à órbita terrestre para oferecer a conectividade móvel de última geração em todo o mundo com o apoio da Thales, agência espacial francesa.

O trio está aplicando o conceito de 5G NTN (Non-Terrestrial Network ou “rede não terrestre”) para que todas as regiões do mundo — especialmente os países com desenvolvimento lento e locais com sinal prejudicado por questões geográficas — possam usufruir das altas velocidades de download, upload e confiabilidade da rede 5G.

(Imagem: Reprodução)

Após um período de estudos conduzidos e simulações em laboratórios, as empresas pretendem utilizar satélites de baixa órbita (LEO) para garantir que o sinal do 5G seja acessível por todos, levando “cobertura em geografias extremas e áreas remotas através de mares, oceanos e outros locais onde a cobertura terrestre está ausente”, segundo a Ericsson.

O comunicado da empresa acrescenta que a segurança incrementada da rede faz com que as aplicações governamentais sejam um dos principais casos de uso do 5G NTN.

A cooperação de teste e validação da Ericsson, Qualcomm e Thales será um marco importante na história das comunicações, pois o resultado pode significar que não importa onde você esteja na Terra — seja no meio de um oceano ou na floresta mais remota —, a conectividade high-end, segura e econômica estará disponível por meio da colaboração entre satélites e conectividade terrestre do 5G.

Ericsson

Uma nova etapa de testes agora pretende validar os componentes necessários para habilitar essa rede. Além disso, a equipe técnica quer concluir se nossos celulares — em seu atual fator de forma — são capazes de receber o sinal através de satélites ou iriam requerer componentes adicionais que transformariam os produtos disponíveis atualmente.

A Thales irá verificar quais tipos de carga de satélite são mais adequadas para habilitar o 5G em satélites LEO. A Qualcomm, por sua vez, avaliará quais serão as necessidades no lado do cliente através de smartphones 5G. A Ericsson terá o papel de analisar como propagar o sinal através de sinais de rádio viajando através do espaço diretamente para a Terra.

Apoiado pelo consórcio 3GPP, o 5G via satélite será uma especificação de grandes capacidades e aplicações em todo o mundo. A rede terrestre promete grandes inovações em diferentes cenários, mas sua ampliação a nível global através de satélites promete eliminar as barreiras impostas pela localização do usuário.

No Brasil, a nova geração da rede móvel ainda caminha em passos lentos. Brasília foi a primeira cidade brasileira a receber a cobertura do 5G, mas ainda há oscilação nas frequências. A próxima capital do país que ativará a rede é Belo Horizonte, seguida por Porto Alegre e São Paulo, segundo as previsões da Anatel.


0

Comentários

5G via satélite! Ericsson, Qualcomm e Thales estudam levar cobertura da rede para todo o mundo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos