
Segurança 11 Jul
Atualização (14/07/2022) por LL
Poucos dias atrás surgiram boatos de que a Nikon estava se preparando para sair do mercado de câmeras Single Lens Reflex (SLR). Nesta quinta-feira (14), a fabricante japonesa decidiu se pronunciar a respeito do assunto e disse que os rumores são só especulação. Em comunicado oficial, a empresa declarou:
Foi divulgado um artigo de mídia a respeito da saída da Nikon do desenvolvimento [de câmeras] SLR. O artigo é apenas especulação e a Nikon não fez anúncio algum neste sentido. A Nikon continua a produção, vendas e serviço de SLR digital (DSLR). A Nikon aprecia seu apoio continuado.
O avanço das câmeras dos smartphones e das câmeras digitais mirrorless foi indicado como causa para o suposto encerramento de atividades da Nikon no mercado de SRL. Muito embora a empresa aparentemente negado os rumores, o comunicado ainda deixa brechas para conspirações.
Quando querem destacar que não pretendem desistir de um determinado mercado, as empresas normalmente destacam produtos do catálogo e comentam sobre o que ainda está pra ser lançado. Muitas vezes aparece alguma frase como "não há planos de desistência" ou algo do tipo.
Tecnicamente, a mensagem da Nikon não desmente os rumores, apenas afirma que não fez anúncios a respeito e que continua trabalhando com câmeras SLR. Os boatos, no entanto, alegam que a marca continua no mercado agora, mas vai parar para focar nos modelos mirrorless. Teremos que esperar por atualizações para saber as verdadeiras pretensões da marca.
Você acha que a Nikon sairá do mercado de câmeras SLR ou não? Conte sua opinião nos comentários!
Texto original (12/07/2022)
A fabricante japonesa de câmeras Nikon pode estar recuando do mercado de câmeras SLR, ou single lens reflex, os clássicos modelos usados nas câmeras profissionais por décadas, em que há um espelho que redireciona a luz vista pela lente para o visor ótico, por onde é possível ver a imagem.
A sugestão é do portal Nikkei Asia, que sugere que a marca japonesa estaria se retirando desse mercado graças ao avanço das tecnologias de fotografias em smartphones e o avanço de modelos digitais diferenciados mirrorless — como o nome diz, aquelas câmeras "sem espelho", em que a luz entra e atinge diretamente o sensor, garantindo inclusive melhor qualidade.
A Nikon pretende vencer a concorrência avançada dos smartphones oferecendo produtos com recursos mais exclusivos. A marca não lança nenhum novo modelo SLR desde junho de 2020, quando a Nikon lançou seu carro-chefe D6 SLR. A empresa também já parou o desenvolvimento de câmeras digitais compactas.
Entretanto, em nota à imprensa, a japonesa negou estar interrompendo essa linha de câmeras:
"Este artigo de mídia [da Nikkei] é apenas especulação e a Nikon não fez nenhum anúncio a esse respeito. A Nikon continua a produção, vendas e serviço de SLR digital", escreveu a fabricante em comunicado.
No mais, como as câmeras mirrorless já impactaram o mercado das DSLRs, podemos esperar que esta linha tradicional seja reduzida drasticamente. Em junho, a Nikon já descontinuou dois dos seus modelos mais acessíveis, o D3500 e o D5600, dizendo que queria se concentrar mais em “câmeras e lentes de médio a alto nível, voltadas para fotógrafos profissionais e amadores”.
Em 2021, de acordo com a Nikkei, a estimativa é de que a Nikon tenha vendido cerca de 400 mil câmeras SLR. No período, porém, o mercado de câmeras mirrorless cresceu 31% , enquanto o de câmeras SLR caiu em 6% como um todo — considerando também marcas como a Canon, que também está recuando em seus modelos tradicionais, vide o anúncio de que a EOS-1D X Mark III seria o último emblema dessa era.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários