
Economia e mercado 22 Jun
O Itaú, além do maior banco do Brasil, agora está se tornando a primeira instituição financeira de grande escala no país a adentrar o mercado de criptoativos. Isso se deu na última semana, quando anunciou a sua unidade tokenizadora, a Itaú Digital Assets, que vai permitir que qualquer investidor acesse ativos que hoje são restritos a clientes institucionais ou de alta renda, em um cenário em que o blockchain e o mundo digital invadem cada vez mais o mundo da economia — apesar, naturalmente, das crises.
Em outras palavras, a unidade transforma ativos tradicionais nos chamados tokens. Já com testes internos sendo rodados — em um token lastreado em recebíveis antecipados, num valor de R$ 360 mil, com venda restrita a alguns funcionários do Itaú e clientes selecionados do Private Bank —, a ideia é que até o final do ano, consumidores do varejo também tenham acesso a esses investimentos.
Para quem ficou interessado, vale notar ainda que a negociação de criptomoedas como o Bitcoin e o Ethereum também estão no horizonte, mas não são prioridade. Como informou Vanessa Fernandes, chefe global da Itaú Digital Assets, em uma coletiva de imprensa, o foco por ora é na tokenização.
A unidade também ficará responsável pela plataforma de serviço de custódia usando a tecnologia criptográfica e por fornecer “token as a service” (TaaS) dentro e fora da instituição financeira.
O próprio Itaú já vinha ainda fazendo grandes investimentos nesse mercado, quando em janeiro encabeçou um aporte de R$ 27,5 milhões na Liqi, uma startup de tokenização e exchange de criptoativos, que ainda funciona como corretora que faz ofertas primárias de tokens de empresas parceiras e possui uma plataforma B2B resposável pela emissão dos tokens via blockchain.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários