Samsung 23 Jul
Nesta segunda-feira (25), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que o chamado 5G puro (em 3,5 GHz) vai chegar às capitais João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), e Belo Horizonte (MG) na próxima sexta-feira (29).
A informação foi divulgada pelo conselheiro da estatal Moisés Queiroz, que adiantou também que Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Goiânia e Salvador também vão receber o acesso ao 5G puro em breve, mas ainda sem uma data definida para isso.
A conexão móvel 5G pode ser até 10 vezes mais rápida que a tradicional 4G, permitindo que os usuários assistam vídeos e filmes, joguem games mais pesados, enviem arquivos e façam outras atividades de forma muito mais rápida.
Brasília foi a primeira cidade do país a ter acesso ao 5G puro. A tecnologia desembarcou por lá no dia 6 de julho e os moradores da região já podem testar toda a velocidade prometida pela nova rede de conexão móvel.
Vale lembrar que é necessário ter um smartphone e um chip compatível com o 5G para poder acessar a tecnologia. A Anatel já certificou no Brasil mais de 70 aparelhos de várias marcas, como o Motorola Moto G71 5G e o Samsung Galaxy A53 5G. Confira a lista completa aqui.
De acordo com cronograma aprovado pela Anatel, a liberação da faixa de 3,5 GHZ para o 5G nas capitais deve acontecer até o fim de agosto, e a tecnologia precisa ser ativada até 29 de setembro. Para as demais cidades do país, o cronograma vai até 2029.
E você, está em uma dessas cidades que vão receber o 5G nesta semana? Diz pra gente nos comentários logo abaixo!
- O Samsung Galaxy A53 está disponível na Mercadolivre por R$ 2.531.
- O Motorola Moto G71 está disponível na Magazine Luiza por R$ 1.979.
Comentários