
Tech 27 Ago
Tamanha é a complexidade de uma operação como o Censo que o IBGE precisa de anos de preparação — e mesmo na hora marcada, em 2020, a pandemia chegou e atrasou a feitura do pesquisa, ao lado de outros problemas com a verba do instituto. Pois chegou a hora de todos respondermos a essa grande estatística sobre o Brasil, e você sabia que há três formas diferentes para responder a ela?
Além da tradicional visita presencial, o IBGE também oferece a possibilidade de responder pela internet (modalidade presente também em 2010) e pelo telefone (novidade implementada nessa edição). Vale notar, porém, que para poder responder em algumas dessas formas remotas, não basta ir apenas até um link ou ligar para um número e responder o questionário — é preciso também ter sido visitado pelo recenseador ao domicílio, que dará um ticket eletrônico para validar as respostas.
Essa opção está sendo oferecida pela primeira vez pelo IBGE para que a pessoa possa optar por não responder diretamente ao recenseador. Ainda há um prazo de 7 dias desde o recebimento do ticket para que a pessoa responda à pesquisa por uma das modalidades remotas, e o instituto afirma que quem não responder receberá contatos por SMS, e-mail e ligação telefônica para relembrá-lo.
Considerando que pesosas possam ter dificuldade para responder ao Censo, o IBGE criou o Centro de Apoio ao Censo (CAC), que pode ser consultado pelo número 0800 721 8181. Será possível falar com um dos 180 agentes censitários que trabalham todos os dias, das 8h às 21h30, para atender às demandas.
Se mesmo após todos os avisos do IBGE, em todos os meios, a pessoa não responder, o recenseador voltará ao domicílio para que enfim seja feita a entrevista presencial.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários