LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Real Digital: o que será e como vai funcionar a moeda virtual oficial do Brasil? | Detetive TC

12 de janeiro de 2023 21

Confirmado pelo Banco Central do Brasil em meados de dezembro de 2022, o Real Digital está previsto para ser lançado no mercado no primeiro semestre de 2024. Contudo, ele terá um período de testes ainda em 2023.

A nova moeda digital brasileira promete novas possibilidades, mas ainda desperta a curiosidade e dúvidas por parte das pessoas. Quer saber como será o funcionamento dela? O Detetive TudoCelular explica em detalhes para você.

Como vai funcionar o Real Digital?

O Real Digital será lançado como a primeira moeda virtual oficial do Brasil e se tornará uma espécie de extensão das cédulas físicas de dinheiro. Ela terá como grande objetivo ser uma alternativa ao formato tradicional para operações eletrônicas, mas sem substituir o Real como conhecemos.

A proposta inclui que a moeda digital brasileira tenha o mesmo valor da física. Em outras palavras, não haverá grandes cálculos para essa conversão. As pessoas poderão ter uma carteira virtual por meio de alguma instituição autorizada.

A implantação terá alguns objetivos. Ela poderá servir para transferências, pagamentos internacionais sem depender de conversão ou ainda na compra e venda de produtos e serviços. A lista inclui até mesmo carros e imóveis.

A ideia é que a conversão para o Real Digital não seja diferente do que o depósito de cédulas físicas em uma conta existente.

Real Digital vs criptomoeda

Pelo nome, é possível que muita gente pense que o Real Digital seria como uma criptomoeda. Contudo, o método de funcionamento dela se diferencia. Isso porque as criptos são consideradas como um investimento, com um valor variável a qualquer momento do dia.

Em outras palavras, não haverá a “compra” da cédula virtual brasileira. Guardar dinheiro por esta moeda digital fica mais semelhante a uma poupança ou conta corrente do que nos formatos vistos com Bitcoin, Ethereum e outras.

Outra distinção está na regulamentação dela. O Real Digital segue o padrão CBDC (Moeda Digital de Banco Central), ou seja, toda a regulamentação dela fica a cargo do BC. Já as criptomoedas possuem caráter descentralizado, sem normas específicas.

Assim, compras em estabelecimentos aceitarão a moeda virtual brasileira para qualquer tipo de transação, uma vez que ela será válida a nível nacional. Com as criptos, por não serem moedas correntes, não são todos os locais que aceitam.

Real Digital vs Pix

Mais uma dúvida que surge se trata de uma comparação entre o Pix e o Real Digital. O primeiro consiste em uma operação eletrônica, focada em transferência e recebimento de dinheiro de maneira instantânea, rápida e segura, com a necessidade de autenticação bancária e existência de chave com CPF, celular, e-mail ou número aleatório para substituir os dados de cona.

Por sua vez, o segundo será a própria moeda em sua versão digital. Ela estará presente em carteiras digitais e permitirá movimentações entre essas próprias wallets, sem a necessidade de passar pelos bancos.

Em outras palavras, uma pessoa sem conta no banco poderá ter sua carteira com Real Digital – assim, a iniciativa ajuda também na inclusão digital de pessoas consideradas “desbancarizadas”.

Testes e desenvolvimento

A iniciativa tem sido estudada pelo Banco Central desde agosto de 2020 e teve suas diretrizes criadas em maio de 2021. As primeiras unidades ainda foram emitidas em 20 de outubro de 2022, em caráter experimental, enquanto até o final de 2023 deverá ser testada por mais cidadãos, com disponibilidade de 2024.

Os experimentos são realizados por meio da plataforma do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift). Já o desenvolvimento teve profissionais da Procuradoria do BC e de áreas como Assuntos Internacionais, Estudos e Pesquisas, Meio Circulante, Monitoramento do Sistema Financeiro, Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos, Promoção da Cidadania Financeira, Regulação, Supervisão e Conduta e Tecnologia da Informação.

Quais são as suas expectativas para a implantação do Real Digital? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


21

Comentários

Real Digital: o que será e como vai funcionar a moeda virtual oficial do Brasil? | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista