
Economia e mercado 27 Dez
12 de janeiro de 2023 0
Dados de um relatório divulgado esta semana pela empresa analítica IDC revelam que o mercado global de PCs — categoria que inclui desktops, laptops e workstation — sofreu um forte declínio nas vendas durante o 4º trimestre de 2022, período que compreende os meses entre outubro e dezembro.
Conforme indicam os números, a quantidade de unidades vendidas atingiu 67,2 milhões no final do ano passado correspondendo a uma queda de 28% se comparado com 2021. Esses resultados foram previstos pelos especialistas que apontavam para a possibilidade de queda nas remessas mantendo o cenário das especulações.
Apesar do declínio acentuado no 4º trimestre, os indicadores mostram que o resultado de 2022 se manteve superior ao encontrado no período pré-pandemia — vale lembrar que o distanciamento social forçou a adesão ao home office em várias empresas gerando um "boom" na quantidade de PCs e periféricos vendidos entre 2020 e 2021.
Em paralelo ao relatório da IDC, uma pesquisa da Canalys informa que as remessas apenas nos Estados Unidos despencaram 12% anualmente. A expectativa dos analistas é de que esse mercado volte a crescer a partir do final de 2023, mas deve demorar até que o resultado positivo seja refletido nas análises especializadas.
Segundo uma tabela da IDC, a fabricante que mais se destacou com relação às vendas foi a Lenovo, seguida pela HP (2ª) e Dell (3ª), enquanto Apple e ASUS ficam na 4ª e 5ª posição, respectivamente. Somando todas as vendas registrou-se 292.3 milhões de unidades vendidas no ano passado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários