
Economia e mercado 28 Jan
01 de fevereiro de 2023 2
A indústria de celulares pode continuar com problemas econômicos em 2023, mas os analistas parecem estar “menos pessimistas” quanto ao volume de produtos que devem ser vendidos este ano. A Gartner divulgou na terça-feira (31) seu relatório que mostra o balanço do mercado de dispositivos móveis e computadores pessoais.
Segundo analistas, as vendas de celulares devem encolher 4% em 2023 para cerca de 1,339 bilhão de dispositivos comercializados (contra 1,39 bilhão em 2022). A recessão econômica e a inflação em várias regiões do mundo serão alguns dos fatores que impedirão uma recuperação mais acentuada do segmento, que encolheu 11% entre 2021 e 2022.
Outro fenômeno que está ocorrendo no mercado de celulares é a extensão do ciclo de substituição do produto. Consumidores parecem estar mantendo seus aparelhos por mais tempo do que o esperado, e a falta de grandes inovações no ritmo de lançamentos combinada aos aumentos de preços contribui para a queda na demanda.
“Além disso, os fornecedores estão repassando os custos inflacionários dos componentes para os usuários, o que está diminuindo ainda mais a demanda”, disse Ranjit Atwal, analista e diretor-sênior da Gartner.
Falando em computadores pessoais — desktops e notebooks —, o mercado ainda sofrerá com redução nas vendas com volume cerca de 6,8% inferior ao ano de 2022, que registrou um dos piores desempenhos do segmento com queda de 16% nos envios.
Embora a busca por esses dispositivos tenha aumentado em função da pandemia de Covid-19, o mercado sofreu com o impacto da crise de semicondutores, fazendo com que o segmento registrasse a maior queda de vendas da história.
Economia e mercado 28 Jan
Economia e mercado 18 Jan
A extensão do ciclo de substituição também será observada entre os usuários de tablets, que devem manter seus dispositivos por cerca de 9 meses a mais que a média. Isso deve afetar diretamente as vendas dos produtos que, entre 2021 e 2022, tiveram retração significativa de quase 12%. Para 2023, a queda nas vendas será em torno de 4,4%.
Apesar das projeções, os analistas esperam que o mercado inicie sua recuperação em meados do segundo semestre de 2023 — ao menos, considerando a normalização dos estoques. Esse dado pode sinalizar melhores índices para o ano de 2024.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários