
22 Junho 2023
Pietro Labriola, que assumiu o posto de presidente-executivo do Grupo Tim —até há pouco, Telecom Itália— e que chegou a chefiar a operação da Tim no Brasil, foi ao Mobile World Congress 2023 em Barcelona, na Espanha, e criticou o atual estado do mercado para as operadoras no mundo.
"Estamos enfrentando uma tempestade perfeita", disse o executivo, citando tendências insustentáveis ligadas à queda dos preços de varejo, aumento do consumo de dados e investimentos "sem precedentes" necessários para atualizar as redes. O executivo apontou ainda a a desaceleração do crescimento econômico e o aumento das taxas de juros, e como todo esse cenário macroeconômico está pressionando o lucro das operadoras.
Em sua fala no evento, ele pediu a instituições e reguladores uma intervenção para que grandes empresas ajudem a financiar a implantação da banda larga e 5G e ajudar esse mercado a se consolidar.
“O preço dos serviços de telecom, nos últimos dez anos, caiu, em média, 15% na União Europeia. O consumo digital cresceu duas vezes. O ambiente macroeconômico desafiador impacta nos custos e temos um contexto europeu no qual o consumidor pede mais [banda] e gasta menos [dinheiro]”, disse.
Para Labriola, as telecoms precisam separar as operações de infraestrutura dos serviços, e que na busca por lucro, a indústria precisa se consolidar na Europa, continente onde mais de 120 empresas competem por clientes —um número um tanto distante se comparado com o mercado brasileiro, americano ou chinês.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários