
Rumores 24 Mar
30 de março de 2023 0
A Intel divulgou um cronograma de lançamentos de processadores para o segmento corporativo que ocorrerão até 2025. Após o lançamento do Xeon “Sapphire Rapids” de 4ª geração, a empresa confirmou que a linha sucessora será lançada ainda este ano com melhorias de desempenho para competir com o EPYC de 4ª geração da AMD.
Além disso, a companhia anunciou suas expectativas para o lançamento do Xeon “Sierra Forest”, uma linha de processadores para servidores e centros de dados que utilizará sua arquitetura de núcleos mais eficiente. Essas informações foram reveladas em uma conferência para investidores na quarta-feira (29); confira os detalhes seguir.
Os processadores escaláveis da marca terão uma nova geração ainda este ano. Apelidada de “Emerald Rapids”, a 5ª geração do Xeon já está em fase de amostragem e deve começar a ser disponibilizada no último trimestre de 2023.
Segundo a Intel, o hardware será construído com silício de melhor qualidade e focará em entregar mais desempenho por watt utilizando o mesmo perfil de energia, permitindo que a densidade de núcleos seja aumentada para rivalizar com o poderoso AMD EPYC 9654P de 96 núcleos. Em comparação, o Xeon Platinum 8490H é equipado com 60 núcleos.
Os novos modelos serão compatíveis com a atual plataforma Eagle Stream que suporta os processadores Xeon de 4ª geração, permitindo que empresas façam o upgrade para a nova linha de hardware sem custos adicionais.
A 6ª geração do Xeon também foi apresentada na conferência para investidores. Segundo a Intel, essa família de processadores se destacará por oferecer 1,5 TB/s de largura de banda de memória DDR5 — um aumento de 80% em relação ao “Sapphire Rapids”. O hardware também oferecerá suporte para memórias RAM DDR5 de 8.000 MT/s.
Essa será a primeira iteração da linha de chips para servidores com a litografia Intel 3, garantindo melhorias na eficiência de energia. No entanto, para oferecer um produto com a melhor performance por watt de seu portfólio, a Intel reserva novos modelos que utilizam seus núcleos “E” que devem ser lançados próximos à linha “Granite Rapids” em 2024.
A Intel pretende dividir sua família de processadores para servidores em duas linhas: alto desempenho e alta eficiência. Os modelos de alto desempenho incluem os chips “Emerald Rapids” e “Granite Rapids”, enquanto o hardware com menor consumo de energia será representado pelas séries “Sierra Forest” e “Clearwater Forest”.
Os processadores Xeon “Sierra Forest” serão lançados com versões até 144 núcleos de alta eficiência (núcleos “E”) no primeiro semestre de 2024, e assim como o “Granite Rapids”, será baseado na litografia Intel 3.
Finalmente, em 2025, a fabricante introduzirá a linha Xeon “Clearwater Forest” como sucessora do “Sierra Forest”. A litografia utilizada será a Intel 18A, que será a evolução do 20A (2 nanômetros), para garantir que os servidores e centros de dados processem cargas de trabalho de forma otimizada com mais economia de energia.
A Intel demonstrou um cronograma ambicioso para o lançamento de novos processadores Xeon — são cinco gerações em apenas dois anos. Com a concorrência acirrada da AMD, que está cada vez mais forte no segmento, a Intel busca se manter competitiva com o apelo da eficiência energética de seus produtos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários