LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Satélite da NASA se desintegra em órbita após mais de 16 anos em funcionamento

20 de abril de 2023 0

O satélite RHESSI (Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager) foi um observatório espacial da NASA lançado em 2002 para estudar as emissões de raios X e gama do Sol. O satélite tinha como objetivo investigar os processos físicos que ocorrem nas explosões solares, como a aceleração de partículas e o aquecimento do plasma. O RHESSI também foi capaz de produzir imagens de alta resolução das regiões ativas do Sol em diferentes faixas de energia.

Ele completou sua missão em 2018, após mais de 16 anos de operação. Em 2019, a NASA anunciou que o satélite iria reentrar na atmosfera terrestre devido à perda progressiva de altitude causada pelo arrasto atmosférico. A reentrada ocorreu na última quarta-feira (19) caindo sobre a região do Deserto do Saara.

A reentrada do RHESSI foi monitorada por uma rede internacional de observadores e radares, que registraram a trajetória e a fragmentação do satélite. A queda não representou um risco significativo para a população ou para o meio ambiente, mas foi um evento histórico para a comunidade científica que se beneficiou dos dados coletados pelo satélite ao longo dos anos.

Moradores da cidade de Kiev, capital da Ucrânia, relataram terem visto um "flash brilhante" passando sobre o local, atualmente em guerra contra à Rússia. A Força Aérea Ucraniana confirmou que o ponto luminoso realmente se tratava da antiga sonda espacial da agência norte-americana e não de armamento bélico disparado por tropas sob o comando de Vladimir Putin.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos emitiu um comunicado comentando o caso. A nota diz que: "a espaçonave de 660 [cerca de 300 kg] libras reentrou na atmosfera sobre a região do deserto do Saara, a aproximadamente 26 graus de longitude e 21,3 graus de latitude".


0

Comentários

Satélite da NASA se desintegra em órbita após mais de 16 anos em funcionamento
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista