
Tech 24 Abr
O marco legal dos games está em fase de elaboração e ele pode prever o pagamento de um imposto extra para que desenvolvedores possam atuar no Brasil. A informação é do Estadão e foi confirmada com o relator do Projeto de Lei (PL) 2796/2021, senador Irajá (PSD).
De acordo com o senador do Tocantins, a taxa já está sendo discutida com a Receita Federal e é similar à que o governo quer aplicar no segmento de jogos de azar.
Estamos avaliando se caberia outra contribuição. É um pouco do que ocorre com a discussão sobre jogos de azar, que se criou uma alíquota de 15%. É como se fosse uma Cide dos jogos. Estamos avaliando a viabilidade disso.
Atualmente, as empresas de games pagam impostos como se fossem companhias de outros setores. Para Irajá, a criação de uma regulamentação própria tornará o segmento mais "movimentado", podendo crescer rapidamente após a aprovação do marco legal.
O imposto específico também pode livrar alguns desenvolvedores da cobrança da taxa de até 30% em lojas de aplicativos como App Store e Play Store.
Por conta da criação dessa nova contribuição, Irajá pediu mais tempo antes que o projeto seja analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).
Pedi mais um tempo para consultar a Fazenda e a Receita sobre isso. Acredito que a proposta venha logo e que, nas próxima semanas, a gente paute o tema.
Por enquanto, não há previsão para votação do texto no plenário do Senado, mas ele já passou pela Câmara dos Deputados e a previsão é de que o marco regulatório possa fazer o setor crescer em até 300%.
No caso dos jogos eletrônicos, o mercado estima que a movimentação financeira passe dos atuais R$ 10 bilhões para R$ 40 bilhões, gerando até 50 mil empregos diretos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários