LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Último dia: veja como salvar sua conta Google da exclusão

30 de novembro de 2023 17

Atualização (30/11/2023) - RS

O Google mudou a sua política de exclusão de contas inativas, como você já deve saber. Pois bem, a empresa deve começar a aplicar essas medidas a partir do mês de dezembro, o que pode ser um problema para quem possui uma conta da empresa que está a mais de 2 anos sem nenhum tipo de atualização.

A princípio, essa atitude da companhia será implementada somente para as contas que estão sem nenhum tipo de uso. Portanto, as alterações devem levar algum tempo até serem aplicadas em todos os tipos de perfis com contas inativas cadastradas.

Dito isso, pode-se confluir que este é o último dia para “salvar” seu cadastro feito e que esteve inativo até então. Felizmente, a recuperação não chega a ser algo tão difícil de fazer, já que o usuário só precisa fazer o seu login normalmente para que o Google entenda que o cadastro está ativo novamente.

Mesmo assim, o Google chegou a dar algumas dicas que podem ajudar nesse quesito, como ler um e-mail, usar o Drive, assistir a um vídeo no YouTube, fazer login em um serviço de terceiro ou até mesmo baixar um novo aplicativo por meio da Play Store. Do mesmo modo, fazer pesquisas com a ferramenta de busca também deve ajudar.


De qualquer forma, a empresa não deletará a conta sem emitir um aviso antes. Inclusive, ela deve enviar várias notificações por e-mail. Vale lembrar que a exclusão da conta inclui a remoção de todos os dados armazenados em todos os serviços, como Drive, Gmail, Fotos, YouTube e mais.

Por falar em YouTube, uma dica que garante a salvação da conta é fazer o upload de qualquer vídeo na plataforma. Agora, veja o pedido do Google para que os usuários criem chaves de acesso sem senha para as suas contas.

Matéria Original (16/05/2023)

O Google anunciou nesta terça-feira (16) um atualização na política de contas inativas da empresa comunicando a exclusão após dois anos de inatividade. Com isso, se o usuário não fizer login ou usar os serviços nesse período todos dados armazenados no Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube, e Google Fotos poderão ser apagados.

Essa medida compreende apenas contas pessoais, enquanto os perfis corporativos como empresas e escolas não terão os arquivos deletados mesmo após 2 anos de ociosidade. "Esta atualização alinha nossa política com os padrões do setor em relação à retenção e exclusão de contas e também limita o tempo que o Google retém suas informações pessoais não utilizadas".

Essa atualização na política não será implementada a partir de hoje, portanto os usuários ainda terão um longo período para acessarem suas contas a fim de evitar a exclusão. O primeiro lote de exclusões deve acontecer apenas a partir de dezembro de 2023 começando com contas que foram criadas e nunca mais usadas.

O Google reforça que vários avisos e notificações serão enviados ao proprietário da conta ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido). Contas assinantes do programa One não serão afetadas, pois a assinatura configura atividade.

Google altera política de exclusão de contas. | Imagem: Reprodução.

Como manter a conta ativa?

  • Lendo ou enviando um e-mail
  • Usando o Google Drive
  • Assistindo a um vídeo do YouTube
  • Baixando um aplicativo na Google Play Store
  • Usando a Busca do Google
  • Usando o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros
Veja também

Você costuma usar sua conta do Google ou prefere outros domínios? Conta pra gente, comente!


17

Comentários

Último dia: veja como salvar sua conta Google da exclusão
Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone