
Economia e mercado 06 Jun
09 de junho de 2023 4
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) afirmou que bancos estão mudando as datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito dos usuários no Brasil sem uma comunicação prévia. A maioria das instituições nega alterações recentes.
De acordo com o Idec, já foram registradas diversas reclamações de clientes sobre o assunto. Essa mudança se refere a uma redução do prazo entre o fechamento e a data de vencimento da fatura, que costumava ter, em média, 40 dias.
Portanto, quando uma fatura é fechada, há um prazo até a data limite de pagamento. Nesse período, todas as compras entram na fatura seguinte. Com isso, o tempo entre a abertura e o vencimento costuma chegar ao total de 40 dias, conforme apontou o portal g1.
Por exemplo, uma fatura que fecha dia 5 de cada mês, com a data limite para pagamento no próximo dia 15, oferece ao cliente o prazo de dez dias para que todas as compras feitas com o cartão nesse tempo sejam pagas na conta do próximo mês.
É justamente sobre a redução desse prazo que o Idec chamou a atenção. O instituto disse ter identificado reduções de até 5 dias e as mudanças têm sido "promovidas de forma silenciosa e cada banco adotando diferentes datas, de forma abusiva e desrespeitosa".
O Idec orienta que os clientes fiquem atentos sobre as datas de fechamento e vencimento de suas faturas para evitar surpresas, o que pode fazer o consumidor entrar no crédito rotativo, a modalidade com as maiores taxas de juros do mercado nacional.
Ainda segundo o Idec, se a mudança de prazo não estiver de acordo com o contrato assinado no momento da adesão do cartão, pode se configurar uma quebra de contrato, com alteração unilateral, ou até mesmo vista como propaganda enganosa, a depender do caso.
Vale destacar que não existe uma regulação oficial para essa política. No entanto, o Instituto lembrou que, apesar de ser uma prerrogativa do banco a alteração do prazo, a instituição deve informar a decisão ao cliente com antecedência.
Em nota enviada ao portal g1, Nubank e Bradesco afirmaram que não fizeram mudanças na data de fechamento das faturas dos seus clientes. O Banco do Brasil disse que a conta de seus cartões é fechada dez dias antes do vencimento.
Por sua vez, o Santander não respondeu ao questionamento até a publicação da reportagem, enquanto o Itaú disse estar alterando o período de fechamento da fatura de seus cartões e que tem comunicado os clientes com antecedência nesse processo.
E você, notou alguma diferença nas datas da sua fatura? Diz pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários