LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

realme deve seguir OPPO e deixar de vender celulares na Alemanha por quebra de patente da Nokia

20 de junho de 2023 0

A realme seguirá suas fabricantes “irmãs” — OPPO, OnePlus e vivo — e deixará de vender celulares na Alemanha. O motivo da retirada das operações de todas as marcas filiadas à BBK Eletronics, da China, é uma disputa de patentes para recursos de telecomunicação da Nokia, que ocasionou o encerramento das atividades das empresas no país europeu.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (20) pelo Nextpit. Segundo o portal, a marca chinesa enviou um comunicado informando o encerramento das operações na Alemanha, mas reiterando que irá se concentrar nos mercados de outros países da Europa.

(Imagem: Reprodução/realme)

É importante notar que as propriedades intelectuais que teriam sido violadas pela realme, OPPO, OnePlus e vivo são referentes apenas a telecomunicação por 4G e 5G, portanto, não impede, necessariamente, a comercialização de acessórios e outros dispositivos que não utilizam esse tipo de conectividade na Alemanha.

As patentes em questão são Standards Essential Patents (SEP ou “Patentes Essenciais de Padrões”, em tradução livre), que são inovações que contribuíram para padrões fundamentais da indústria — como o 4G e 5G — e podem ser usadas por qualquer empresa, desde que paguem royalties pelo uso da tecnologia.

Os royalties são submetidos a uma política de “termos justos, razoáveis ​​e não discriminatórios” — conhecida como “FRAND” — que se refletem em preços e condições de uso justos para o uso da tecnologia adotada por toda a indústria. A OPPO havia alegado, durante seu julgamento, que a Nokia falhou ao cumprir com essa política.

Chinesas deixam o mercado alemão

Condenada por vários tribunais da Europa, a OPPO foi a primeira marca subsidiária da BBK Eletronics a retirar suas operações da Alemanha, seguida pela OnePlus, e então, pela vivo. Rumores em circulação indicam que a fabricante também abandonará o mercado francês, e em um caso mais extremo, deixará de vender celulares em todo o continente europeu.

A realme ainda não comentou publicamente sobre o assunto, mas assim como a OPPO, é esperado que os consumidores continuem recebendo suporte técnico e atualizações de software em seus celulares adquiridos previamente.

Veja mais!

O realme C55 está disponível na Mercadolivre por R$ 2.489. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
(atualizado em 14 de janeiro de 2025, às 20:32)

0

Comentários

realme deve seguir OPPO e deixar de vender celulares na Alemanha por quebra de patente da Nokia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2