
13 Abril 2023
O que garante o aprimoramento constante de inteligências artificiais que geram textos e imagens é seu treinamento com bancos de dados massivos. Para seguir nesse caminho, a OpenAI anunciou ter renovado a parceria com o banco de imagens Shutterstock, para seguir usando materiais do site para treinar o Dall-E, sua plataforma que cria artes a partir de prompts.
A parceria inclui ainda acesso a vídeos, músicas (e naturalmente aos metadados desses materiais) do portal. A parceria começou ainda em 2021, laço que o CEO da OpenAI, Sam Altman, descreveu como fundamental para o treinamento da ferramenta. Como forma de compensação pelo uso dos trabalhos de milhares de profissionais independentes (ilustradores, fotógrafos, editores...) o Shutterstock criou um fundo de contribuição para quando os trabalhos são usados no treinamento.
Então, a Shutterstock ainda integrou o gerador de imagens da OpenAI em seu site e proibiu a venda de imagens geradas por IA que não foram criadas usando com o Dall-E integrado. Agora, o Shutterstock diz que dará aos usuários a capacidade de "editar e transformar qualquer imagem em toda a biblioteca. Há planos ainda de levar os recursos de IA para o Giphy, a plataforma de criação de GIFs comprada da Meta no início deste ano.
O movimento do Shutterstock é o oposto ao de plataformas como a Getty Images e outros sites, que veem com preocupação o uso de conteúdos de terceiros para treinar um modelo que, no fim, estaria roubando o estilo e o empenho de diversos artistas.
A Getty Images também processou a Stability AI, a empresa por trás da ferramenta de arte de IA Stable Diffusion, alegando que ela "copiou e processou ilegalmente milhões de imagens protegidas por direitos autorais" em seu site. As definições jurídicas desse universo, porém, ainda estão longe de serem bem definidas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários