
Economia e mercado 14 Nov
16 de novembro de 2023 29
Atualização (16/11/23) - JB
Após um executivo confirmar que a Huawei está desenvolvendo o HarmonyOS para que ele funcione em PCs, novas fontes de dentro da empresa afirmam que não deve demorar muito para que o software seja liberado publicamente.
Isso porque a Huawei já está no estágio final de desenvolvimento do sistema operacional, sendo que o HarmonyOS deve funcionar em PCs e notebooks vendidos pela fabricante chinesa.
A previsão mais otimista é de lançamento do HarmonyOS para PCs entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024. Ou seja, em conjunto com a linha Huawei P70.
Atualmente, a Huawei vende notebooks com Windows graças a uma licença especial concedida pelo governo dos Estados Unidos, mas a empresa já deixou claro que isso deve mudar em 2024.
Por fim, a fonte do vazamento também disse que a Huawei tem trabalhado em uma forma de fazer com que o HarmonyOS execute não apenas aplicativos do Android, mas também programas x86 do Windows.
Contudo, como a companhia não comenta o assunto, tudo permanece no campo dos rumores. Ainda assim, uma empresa chinesa está adaptando o HarmonyOS para PCs ARM e o projeto já é um indício do que devemos esperar em 2024.
Texto original (04/09/23)
Além de estar desenvolvendo uma versão que não depende mais do Android, a Huawei também tem trabalhado no desenvolvimento do HarmonyOS para PCs. A informação foi confirmada por Wang Chenglu.
Segundo o executivo, o sistema operacional proprietário da fabricante chinesa deve chegar ao mercado de computadores de mesa e notebooks em 2024.
Ele não quis dar mais detalhes sobre a estratégia da Huawei neste segmento, mas é preciso lembrar que alguns usuários já conseguiram instalar com sucesso o HarmonyOS em um notebook da HP.
Apesar de não ser desenvolvido para essa finalidade, o software conseguiu responder a todos os gestos do mouse e conseguia executar alguns aplicativos otimizados para telas maiores.
Levando em consideração que a China está buscando total independência de softwares do ocidente, o lançamento do HarmonyOS para PCs é o "próximo passo" esperado da Huawei.
Isso porque a empresa vende notebooks com Windows e substituir o sistema da Microsoft por um SO proprietário é algo que pode até mesmo ampliar a lucratividade.
Ao ter um software local, a Huawei não precisa pagar o licenciamento do Windows.
Por enquanto, a Huawei não comenta o assunto de forma oficial. Ainda assim, a China já lançou um sistema operacional proprietário para PCs do governo. Ele é baseado em Linux. Logo, a opção da Huawei pode ser totalmente comercial.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários