LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google e Amazon ameaçam a indústria dos games, diz ex-chefe da Playstation

05 de setembro de 2023 9

O ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden, está preocupado com o avanço de empresas como Google, Amazon, Netflix e Apple na indústria dos games —e as considera como ameaças para o mercado. Ele falou sobre suas preocupações durante o GamesIndustry.biz Investment Summit, evento que ocorre em Seattle, no estado americano de Washington.

"Neste momento, vemos todos os grandes players dizendo: 'Oh, jogos? Estão rendendo bilhões de dólares por ano? Eu quero um pedaço disso'. E então temos Google, Netflix, Apple e Amazon querendo ganhar um pedaço e tentando interromper a indústria", disse Layden.

Para ele, essas empresas estão buscando abalar as estruturas estabelecidas, seguindo o exemplo de modificações anteriores em outros setores do entretenimento.


O executivo, que saiu da empresa em 2019, após 30 anos de casa, elencou o que considera os três principais desafios da indústria hoje. Primeiro, ele alertou que aquisições em grande escala e fechamento de estúdios, pode sufocar a criatividade. Também enfatizou que os crescentes custos de desenvolvimento representam uma ameaça existencial para a indústria, já que os orçamentos enormes estão criando pressões insustentáveis para as empresas.

Sobre as mudanças causadas por empresas de tecnologia no mundo do entretenimento, ele destacou que a música foi alterada irrevogavelmente quando a Apple convenceu as pessoas de que o novo padrão seriam 99 centavos por música. Da mesma forma, a Netflix transformou o cinema ao disponibilizar conteúdo diretamente nas casas das pessoas.

Layden, no entanto, diz ter esperança de que a indústria de jogos possa se reinventar sem depender de big techs externas. Ele notou que algumas empresas maiores estão percebendo que ter tecnologia não é suficiente para criar jogos bem-sucedidos, mencionando o fechamento do Stadia, o serviço de jogos em nuvem do Google, após apenas três anos de operação.

Embora reconheça que empresas não-endêmicas, como Sony e Microsoft, também entraram na indústria de jogos, Layden ressaltou que elas entenderam a importância de trazer expertise em entretenimento desde o início. Sony, por exemplo, formou uma parceria entre suas divisões de eletrônicos e música para criar a PlayStation, reconhecendo suas limitações iniciais.

Há cerca de 25 anos, o executivo lembrou ainda, estúdios de cinema, como MGM, Fox e Sony Pictures, tentaram entrar na indústria de jogos e falharam. Agora, gigantes de tecnologia estão seguindo o mesmo caminho, mas Layden alertou que a indústria de jogos é mais desafiadora do que parece, especialmente para aqueles que subestimam suas complexidades.


9

Comentários

Google e Amazon ameaçam a indústria dos games, diz ex-chefe da Playstation
  • Acho bem desafiador mesmo alguém conseguir tomar esse mercado. Precisaria ser uma inovação e tanto. Por enquanto a zona de conforto ainda vai durar muito. Acho que quem pode mudar esse mercado são as desenvolvedoras de jogos com alguma ideia nova, como o steam teve no passado, por exemplo. De counter-strike passou para a principal plataforma de jogos para o PC.

      • O medo é por causa do sistemas que elas usam para entregar os jogos, que são computadores, Microsoft, ou quem sabe TVs. Com este tipo de sistema ele perde nas vendas de eu dispositivo, Playstation dando lugar a Microsoft.

          • Precisam regular logo os caça-niqueis nos jogos, para que o mercado de jogos possa voltar a ser o que tem de ser. Desde sempre as leis brasileiras tratam os videogames como jogos de azar e, fato é, que isso se tornou uma verdade e uma vergonha. Ninguém tá interessado em vender bons jogos, mas inventar novos jogos como serviço com baixo custo de manutenção e o máximo número de microtransações, essa não é a indústria dos games. O que ameaça a indústria são as práticas absurdas que, só agora, alguns governos estão começando a perceber e intervir.

              • Que viagem doido

                  • Opa, será que vem mais taxação em games?

                    • Toda vez que eu vejo uma frase: Fulano (empresa) tal estao ameaçando industria tal; ai sempre vem um frase : precisamos que o papai estado interfira nisso.

                        • Por sorte no Brasil não temos isso, todo o dinheiro vai pro agro desmatar floresta e mandar soja pra china, que todo mundo diz odiar mas estão sempre sugando os frutos comunistas.

                            • kkkkk mano, que droga ce ta usando, ce deve ser vegano e viado, ne?! A china é nosso maior cliente, mas nao o unico. Ajudamos (Brasil) a por comida no prato de muita gente, mas como vc gosta de cair na conversinha de professor militante, ce deve achar que o mundo se sustenta por vento. Agora, pelo seu comentario, eu tenho certeza que vc se sustenta de capim.

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Especiais

                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                            Software

                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2