
Lançamentos 30 Ago
O ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden, está preocupado com o avanço de empresas como Google, Amazon, Netflix e Apple na indústria dos games —e as considera como ameaças para o mercado. Ele falou sobre suas preocupações durante o GamesIndustry.biz Investment Summit, evento que ocorre em Seattle, no estado americano de Washington.
"Neste momento, vemos todos os grandes players dizendo: 'Oh, jogos? Estão rendendo bilhões de dólares por ano? Eu quero um pedaço disso'. E então temos Google, Netflix, Apple e Amazon querendo ganhar um pedaço e tentando interromper a indústria", disse Layden.
Para ele, essas empresas estão buscando abalar as estruturas estabelecidas, seguindo o exemplo de modificações anteriores em outros setores do entretenimento.
O executivo, que saiu da empresa em 2019, após 30 anos de casa, elencou o que considera os três principais desafios da indústria hoje. Primeiro, ele alertou que aquisições em grande escala e fechamento de estúdios, pode sufocar a criatividade. Também enfatizou que os crescentes custos de desenvolvimento representam uma ameaça existencial para a indústria, já que os orçamentos enormes estão criando pressões insustentáveis para as empresas.
Sobre as mudanças causadas por empresas de tecnologia no mundo do entretenimento, ele destacou que a música foi alterada irrevogavelmente quando a Apple convenceu as pessoas de que o novo padrão seriam 99 centavos por música. Da mesma forma, a Netflix transformou o cinema ao disponibilizar conteúdo diretamente nas casas das pessoas.
Layden, no entanto, diz ter esperança de que a indústria de jogos possa se reinventar sem depender de big techs externas. Ele notou que algumas empresas maiores estão percebendo que ter tecnologia não é suficiente para criar jogos bem-sucedidos, mencionando o fechamento do Stadia, o serviço de jogos em nuvem do Google, após apenas três anos de operação.
Embora reconheça que empresas não-endêmicas, como Sony e Microsoft, também entraram na indústria de jogos, Layden ressaltou que elas entenderam a importância de trazer expertise em entretenimento desde o início. Sony, por exemplo, formou uma parceria entre suas divisões de eletrônicos e música para criar a PlayStation, reconhecendo suas limitações iniciais.
Há cerca de 25 anos, o executivo lembrou ainda, estúdios de cinema, como MGM, Fox e Sony Pictures, tentaram entrar na indústria de jogos e falharam. Agora, gigantes de tecnologia estão seguindo o mesmo caminho, mas Layden alertou que a indústria de jogos é mais desafiadora do que parece, especialmente para aqueles que subestimam suas complexidades.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários