LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bancos vão ao Conar pedir que Abrasel tire do ar propaganda que defende parcelamento sem juros

11 de setembro de 2023 17

Grandes bancos como Bradesco, Itaú e Santander protocolaram na última quarta-feira (6) um pedido de liminar no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) tire do ar um comercial que defende o parcelamento sem juros no cartão de crédito.

O vídeo publicitário chama a atenção de maneira clara para a intenção dos bancos de acabar com a competitividade das compras parceladas sem juros no Brasil. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou durante uma audiência no Senado Federal que a alta taxa de juros do chamado "crédito rotativo" é uma das maiores causas de endividamento no país.

Campos Neto sugere que esse cenário de inadimplência entre os brasileiros pode ser reflexo do parcelamento sem juros, no entanto, a Abrasel vai à contramão dessa fala defendendo a modalidade. A entidade acredita que as alterações no parcelamento trariam perdas para os cidadãos, para o setor de comércio e serviços e para o Brasil.

Segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) as compras parceladas sem juros somam totalizam mais de 75% do total gasto com cartão de crédito no país, destacando a popularidade entre os consumidores. A Febraban, no entanto, afirma não haver interesse dos bancos em acabar com esse tipo de parcelamento.

“Nenhum dos modelos em discussão pressupõe uma ruptura do produto e de como ele se financia.”, destaca a Federação Brasileira dos Bancos em nota. Clientes e outras instituições ligadas ao varejo nacional subiram nas redes sociais a seguinte campanha "#naomexanoparceladosemjuros" buscando impedir possíveis mudanças nesse mercado.

Bancos vão ao Conar pedir que Abrasel tire do ar propaganda que defende parcelamento sem juros.

No começo do mês, o Conar deferiu um pedido da Febraban barrando a exibição de um comercial da Associação Brasileira de Internet (Abranet) sobre o parcelamento sem juros. Na ocasião, o presidente do Conar, Sergio Pompilo, orientou que ambas as instituições representativas entrassem em um acordo referente ao tema.

“No próprio pedido ao Conar os bancos reconhecem que entregaram estudo ao governo apontando necessidade de mexer no parcelado sem juros. Para isso usam eufemismos, como redesenho ou remodelagem. Ora, basta ver na imprensa centenas de reportagens sobre a verdadeira intenção dos bancos: aleijar, acabar com a competitividade desse tipo de parcelamento. O que a Abrasel fez foi trazer este alerta para a sociedade de maneira clara e transparente, chamando para o debate”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.


17

Comentários

Bancos vão ao Conar pedir que Abrasel tire do ar propaganda que defende parcelamento sem juros
  • Nada de novo no Reino Podre da Dinamarca; Shakespeare explica.

      • Traduzindo: A maioria dos usuários de cartões de crédito, acreditam fortemente que existe parcelamento sem juros, igual os petistas acreditam que Lula é inocente e não conseguem ver que ele está ferrando a economia do Brasil, pois estão numa bolha.
        Na verdade existe juros, esse é o custo cobrado pelas adquirentes (máquinas de cartão e sistemas de pagamentos online, a taxa de intermediação).
        O que os lojistas fazem, é embutir esse juros, e isso custa mais caro que você ver o juros e escolher um valor que você consiga pagar. Os lojistas são contra, pois eles ganham muito dinheiro assim. Como?
        10X sem juros! (você vai e parcela em 3X. Deram desconto? Não! Ou seja, você pagou a taxa de 10X e fez em 3X e aí ele lucrou nas suas costas.
        Como as pessoas não fazem contas, paga a conta! Não existe almoço grátis.
        Outro exemplo. A máquina de cartão cobra 12% para parcelar em 12X. O lojista vai anunciar 12X sem juros. Logo para embutir a mentira de sem juros, será 13,64%. O produto que era 100,00 em dinheiro. No cartão em 12X sem juros, vai para 113,64. (aí o lojista deixa o número bonito e joga para 12X de 9,49 ou 113,88. Na maioria das vezes, seja em 1X ou 5X. Não tem desconto, até mesmo em dinheiro não tem em algumas lojas.
        Por isso não querem. Se mudar o marketing e forem obrigadas a mostrar a verdade, o cliente vai parcelar menos, para pagar menos juros e todos no círculo do crédito, vão receber menos e o lojista chora.

          • Só Bolsonaro para dar um jeito nesse nosso Brasil.

            • Os bancos querem ganhar em cima de todo mundo.

                • Aonde vamos parar... bando de burros que fizeram L que vcs todos vão para o inferno!

                    • Um jornalista da Rede Esgoto da Globolixo escreveu o título da materia sobre o Ciclone que devastou algumas cidades no sul: "Os Eleitores do Bolsonaro pagam crimes ambientais no Sul"

                      • Se tiver juros eu não compro mais nada

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Especiais

                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                        Software

                        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2