LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MEC suspende regra que tornava Starlink a única opção para internet nas escolas

11 de outubro de 2023 13

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a suspensão de trechos de uma recente portaria que estabeleceu novos parâmetros de velocidade de internet para escolas públicas que superam até os padrões praticados internacionalmente na área.

A portaria que foi modificada pelo MEC tinha estabelecido a velocidade de 50 Mb/s como um patamar mínimo para internet nas escolas, independentemente do número de alunos. Porém, essa regra só poderia ser cumprida pela Starlink em áreas sem fibra ótica.


A decisão foi tomada depois que uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelou a nova regra que privilegia a empresa de internet via satélite de Elon Musk. A portaria nº 33, é de 7 de agosto de 2023 e foi publicada pela Secretaria de Educação Básica (SEB).

Ainda segundo Camilo Santana, o tema vai ser reavaliado pelo Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que tem participação do MEC, FNDE, Ministério das Comunicações, Casa Civil, de Minas e Energia, Telebrás, RNP e da Anatel.


O governo quer conectar cerca de 138 mil escolas públicas até 2026 e 40 mil só podem ser atendidas por satélite. Além disso, o Brasil tem 23 mil colégios com menos de 50 alunos. A regra antiga previa 1 Mb/s por aluno no turno em que a escola está mais movimentada.

Outro ponto é que os 50 Mb/s estão acima de padrões internacionais. A União Internacional de Telecomunicações da ONU, por exemplo, busca alcançar 20 Mb/s para escolas em todo o mundo até o ano de 2030. Já os Estados Unidos estimam 25 Mb/s como meta.

Depois da reportagem do Estadão, Camilo Santana foi criticado nas redes sociais. A Starlink chegou ao Brasil por meio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em maio do ano passado, Musk foi recebido pelo governo em uma cerimônia no interior de São Paulo.

Veja também


13

Comentários

MEC suspende regra que tornava Starlink a única opção para internet nas escolas
  • ""Outro ponto é que os 50 Mb/s estão acima de padrões internacionais"

    E qual é exatamente o problema em querer ir além?

      • Querem que volte ao que era, escolas com internet ruim e cara. Hoje em dia 50 Mbps ainda é pouco, ainda querem reduzir isso.

          • Na verdade eu discordo que 50 é pouco. Com um QoS decente dá pra dividir pra umas 100 pessoas. É o mesmo princípio que permite vc ter uma fibra de 600 Mb em casa - o provedor obviamente não tem condições de oferecer essa velocidade se todo mundo resolver saturar o link ao mesmo tempo, mas partem do princípio que a imensa maioria do link é capacidade ociosa

            • Discordo de seu conhecimento sou provedor de internet trabalho com rádio e fibra se vc usar nossa rádio não vai notar diferença entre starlink link em navegação, e dias de chuva a estabilidade da rádio é maior terrestre do que satélite, se tu não sabe tanto satélite quanto roteador que entrega o wi-fi é rádio. As vezes o provedor que te atenda ou atendeu tenha menos poder aquisitivo para investir mais em sua região, e senhor pode ajudar ele a crescer ou simplesmente entregue seu dinheiro para Elon musk quando estiver sem internet ou com instabilidade vc liga para os técnicos dele nos estados unidos, já que starlink não tem técnico no Brasil.

                • Vão colocar Hughsnet ou pior ainda da telebras para favorecer os cumpixas. Já usei Hughsnet e vc só faz o básico do básico muito mal, agora imagina para uma escola inteira.

                    • O Estado não quer ver o estudante de escola pública com uma internet boa !

                        • Que merda! 50mb pra uma escola tá ótimo, mas na realidade iria chegar lá pelos seus 20mb... Agora se tiver b pra Escola toda vai acabar ficando padrão.... Retrocesso (L)

                            • Depende, imagina 100 computadores conectado nessa única rede de 50mb... É latência e queda na certa! Vai parecer que voltaram aos anos 90 no início da internet discada

                              • Faz sentido, já que geralmente empresas locais usam conexão via rádio em lugares mais isolados e a conexão via rádio é mais limitada

                                • Vão colocar 5Mb/s talvez.

                                    Android

                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                    Android

                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                    Especiais

                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                    Software

                                    Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2