
Economia e mercado 10 Out
11 de outubro de 2023 13
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a suspensão de trechos de uma recente portaria que estabeleceu novos parâmetros de velocidade de internet para escolas públicas que superam até os padrões praticados internacionalmente na área.
A portaria que foi modificada pelo MEC tinha estabelecido a velocidade de 50 Mb/s como um patamar mínimo para internet nas escolas, independentemente do número de alunos. Porém, essa regra só poderia ser cumprida pela Starlink em áreas sem fibra ótica.
A decisão foi tomada depois que uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelou a nova regra que privilegia a empresa de internet via satélite de Elon Musk. A portaria nº 33, é de 7 de agosto de 2023 e foi publicada pela Secretaria de Educação Básica (SEB).
Ainda segundo Camilo Santana, o tema vai ser reavaliado pelo Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que tem participação do MEC, FNDE, Ministério das Comunicações, Casa Civil, de Minas e Energia, Telebrás, RNP e da Anatel.
O governo quer conectar cerca de 138 mil escolas públicas até 2026 e 40 mil só podem ser atendidas por satélite. Além disso, o Brasil tem 23 mil colégios com menos de 50 alunos. A regra antiga previa 1 Mb/s por aluno no turno em que a escola está mais movimentada.
Outro ponto é que os 50 Mb/s estão acima de padrões internacionais. A União Internacional de Telecomunicações da ONU, por exemplo, busca alcançar 20 Mb/s para escolas em todo o mundo até o ano de 2030. Já os Estados Unidos estimam 25 Mb/s como meta.
Depois da reportagem do Estadão, Camilo Santana foi criticado nas redes sociais. A Starlink chegou ao Brasil por meio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em maio do ano passado, Musk foi recebido pelo governo em uma cerimônia no interior de São Paulo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários