
Economia e mercado 28 Ago
A Starlink já possui 5 mil satélites em órbita para levar internet de alta velocidade a todas as regiões do planeta e uma delas é a Amazônia legal no Brasil, onde 90% das cidades já possuem assinantes, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A região que compõe os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão têm 772 municípios, sendo que 697 deles possuem assinantes da Starlink.
A Starlink está autorizada a fornecer internet de banda larga fixa nestes locais desde setembro de 2022, o que indica que ela está cooperando para conectar populações de áreas remotas onde não há outro tipo de conexão, como aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e escolas
Por outro lado, a Anatel informa que é recorrente encontrar antenas da Starlink em garimpos. Imagens da BBC em parceria com o IBAMA mostram kits da Starlink junto de ouro recolhido, armas e munição. 32 termos de apreensões foram cumpridos pelo IBAMA contra o garimpo ilegal desde o início de 2023 até 4 de setembro.
A maior preocupação é sobre o avanço da criminalidade nestas regiões envolvendo garimpo e traficantes de madeira, o que prejudica a soberania nacional, pois a Starlink detém uma enorme quantidade de dados nestas cidades, que ficam nas mãos de apenas uma empresa.
Por outro lado, a internet trouxe benefícios para estas regiões, como aldeias yanomamis que agora podem se comunicar com profissionais de postos de saúde e manter contato com familiares doentes recebendo tratamento.
Além disso, agora pessoas de cidades conectadas com a internet da Starlink podem utilizar pagamentos como Pix, cartões de crédito e débito, que não eram acessíveis sem internet.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários