LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Crianças e adolescentes estão tendo contato com conteúdo sexual na Internet, diz pesquisa

25 de outubro de 2023 27

Números divulgados pela pesquisa TIC KIds Online Brasil 2023 revelam que 16% das crianças e adolescentes brasileiros de 11 a 17 anos tiveram contato com conteúdo sexual na Internet. As estatísticas fazem parte de um levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

A pesquisa indica que o volume de menores de idade expostos a conteúdo sexual nas redes foi maior entre os usuários assíduos da Internet, chegando a 27%. No caso da faixa etária de 11 a 17 anos, 9% dos entrevistados revelaram terem recebido um pedido para aparecerem sem roupa em fotos ou vídeos, enquanto 5% afirmaram que outras pessoas pediram para falar sobre sexo.

9% dos usuários de 9 a 17 anos alegaram que viram fotos ou vídeos de conteúdo sexual na internet nos últimos 12 meses, sendo as redes sociais o ambiente que mais expôs o público infantil a esse conteúdo (27%), seguido por sites de vídeos (9%) e, na terceira colocação, plataformas de jogos virtuais (5%) apontando para os perigos da Internet.

"Cabe destacar que o contato com esses posts não representa, necessariamente, resultados problemáticos. A TIC Kids aponta que 37% dos usuários de 11 a 17 anos dizem ter visto informações sobre sexualidade, como saúde sexual ou educação sexual on-line", explica Luísa Adib, coordenadora do estudo.

Crianças e adolescentes estão tendo contato com conteúdo sexual na Internet, diz pesquisa.

A TIC Kids Online Brasil 2023 indica que o público infantojuvenil está acessando a Internet mais cedo e com menos idade, sendo possível encontrar crianças navegando em redes sociais. O levantamento indagou os jovens sobre os aplicativos mais usados, sendo o YouTube o favorito para a faixa etária de 9 a 12 anos, ao passo que os mais velhos optam pelo Instagram.

O estudo entrevistou presencialmente 2.704 crianças e adolescentes, ao lado de seus pais ou responsáveis, entre os meses de março e julho de 2023.

Veja também

Já conhecia a pesquisa TIC Kids Online Brasil? Conta pra gente, comente!


27

Comentários

Crianças e adolescentes estão tendo contato com conteúdo sexual na Internet, diz pesquisa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2