LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AirPods Pro: tomografia compara modelos originais e falsificados dos fones de ouvido da Apple

08 de novembro de 2023 0

Casos de apreensão de fones de ouvido irregulares e falsificados não são raros, e muitas cópias podem ser idênticas aos produtos legítimos, fazendo com que alguns consumidores se enganem e adquiram um modelo que não apresenta a mesma qualidade do original. A diferença, contudo, existe no interior desses acessórios.

Pensando nisso, a Lumafield realizou uma tomografia computadorizada de duas versões falsificadas dos AirPods Pro da Apple, e então, comparou as imagens do modelo original. O material deixa explícito que a estrutura interna dos fones de ouvido legítimos é muito mais complexa e projetada para ocupar a área de forma eficiente.

É possível observar que os modelos falsificados exibem fios soltos e uma placa de circuitos impressos com construção modular. A Apple, por sua vez, opta por um design mais integrado com circuitos flexíveis que aproveitam toda a curvatura da haste e reduzem a necessidade de cabos para interligar os componentes. Confira a seguir:

AirPods Pro (esquerda) e modelos falsificados (centro e direita) (Imagem: Lumafield)

A bateria dos AirPods Pro, inclusive, são maiores e ocupam todo o espaço na traseira dos alto-falantes, enquanto as cópias trazem células menores e separadas do driver. Outro aspecto que pode ser notado nos fones falsificados é a solda. É possível ver gotas de solda espalhadas no interior do gabinete, enquanto os fones originais exibem um processo mais refinado.

Cada uma das pontas dos fones de ouvido autênticos possui três microfones: um apontando para as laterais, um na parte inferior da haste e um na frente do driver apontando para o canal auditivo, que serve para otimizar o recurso de equalização de som em tempo real. Já os falsificados costumam ter apenas um microfone para chamadas de voz.

O próprio estojo de recarga dos modelos originais e falsos possuem diferenças grandes em seu interior. O case dos AirPods Pro possui duas células de baterias e uma bobina para carregamento por indução e ímãs que posicionam o objeto na parte central do carregador da Apple, garantindo uma entrega de energia mais eficiente.

Estojo dos AirPods Pro (esquerda) e acessório falsificado (direita) (Imagens: Lumafield)

Já o estojo dos modelos falsificados não possui ímãs e contam com apenas uma bateria, além de serem compostos por componentes eletrônicos mais simples e, em um dos casos analisados, sequer possuem suporte para carregamento sem fio.

Claro que, com a complexidade da estrutura interna dos AirPods Pro, esses fones de ouvido acabam sendo teoricamente mais pesados que os modelos ilegítimos, mas as fabricantes desses acessórios falsificados colocam pesos artificiais no interior do estojo de carregamento com o objetivo de evitar que consumidores percebam a diferença.

Os AirPods Pro de 2ª geração estão disponíveis no Brasil com preço sugerido de R$ 2.599. Os fones de ouvido recentemente começaram a ser vendidos no país com um estojo de porta USB-C, alinhando-se ao fim da porta Lightning.

Veja mais!


0

Comentários

AirPods Pro: tomografia compara modelos originais e falsificados dos fones de ouvido da Apple
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos