
Economia e mercado 16 Nov
O levantamento da TIC Domicílios 2023 traz informações sobre a democratização do acesso à Internet na população brasileira, especialmente nas classes econômicas C, D e E. Segundo os números divulgados na quinta-feira (16), 84% das pessoas podem acessar à Internet em suas residências, indicando que a cobertura vem aumentando nos últimos anos.
A pesquisa mostra que a conectividade no Brasil está sendo impulsionada principalmente pelas classes C, D e E, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), corresponde aos cidadãos que recebem de 3 a 5 salários mínimos (C), 1 a 3 (D) e até um salário mínimo (E), isto é, até R$ 7.105 mensais na categoria mais alta.
Segundo a TIC Domicílios 2023, a penetração da Internet na classe C cresceu 35% alcançando 91%, enquanto na D/E o aumento foi mais significativo equivalendo a 51% e atingindo 67% no último estudo. Apesar do acesso estar sendo lentamente ampliado, a velocidade da conexão costuma piorar nas classes sociais mais baixas.
Considerando o número de computadores em cada casa, as classes A e B lideram com os percentuais de 99% e 84%, respectivamente, enquanto C e D/E aparecem nas últimas posições com 42% e 11%, nesta ordem. Isso indica que os PCs ainda são dispositivos voltados para segmentos mais altos, enquanto o celular é mais democrático.
Ainda que a penetração da Internet entre os brasileiros esteja aumentando, há ainda cerca de 29 milhões de pessoas impossibilitadas de usarem aplicativos e plataformas que dependem dessa conexão.
Você possui acesso à Internet na sua casa? Conta pra gente, comente!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários