
Curiosidade 19 Out
Após a crescente pressão dos reguladores do Reino Unido e da União Europeia, a Adobe e a Figma anunciaram nesta segunda (18) que ambas as empresas estão rescindindo mutuamente o seu acordo de fusão, o que teria levado a Adobe a adquirir a plataforma de design de produto Figma por US$ 20 bilhões de dólares.
Como resultado da rescisão, a Adobe será obrigada a pagar à Figma uma taxa de rescisão reversa de US$ 1 bilhão em dinheiro.
2023 foi o ano das grandes fusões (ou tentativa) entre empresas de tecnologia. Embora as fusões mais notáveis tenham acontecido no mundo dos games, a Adobe também ganhou notoriedade ao tentar adquirir a Figma, umeditor gráfico de vetor e prototipagem de projetos de design baseado principalmente no navegador web.
A tentativa de fusão entre as gigantes do design foi recebida com rejeição por grande parte dos órgãos reguladores ao redor do mundo, principalmente na Europa e Reino Unido. Como resultado, as empresas decidiram abandonar a transação esta semana.
A Adobe e Figma discordam veementemente das recentes descobertas regulatórias, mas acreditamos que é do nosso interesse avançar de forma independente. Embora a Adobe e a Figma compartilhem a visão de redefinir em conjunto o futuro da criatividade e da produtividade, continuamos bem posicionados para capitalizar nossa enorme oportunidade de mercado e missão de mudar o mundo por meio de experiências digitais personalizadas.
Shantanu Narayen, presidente e CEO da Adobe.
Os reguladores citaram o quase monopólio da Adobe no mercado de software de design ao recusarem o acordo. Ao adquirir o Figma, uma plataforma de design de produto de rápido crescimento que agora é mais popular do que o aplicativo Adobe XD, os reguladores temiam que a Adobe prejudicasse a inovação que poderia ter ocorrido caso o Figma pudesse florescer de forma independente.
Os designers expressaram preocupações semelhantes desde que a fusão foi anunciada em setembro de 2022, mas a Adobe rejeitou essas afirmações durante as várias investigações em andamento.
Não é o resultado que esperávamos. Mas, apesar de milhares de horas gastas com reguladores em todo o mundo detalhando as diferenças entre nossos negócios, nossos produtos e os mercados que atendemos, não vemos mais um caminho para a aprovação regulatória do acordo.
Dylan Field, CEO da Figma.
E aí, esperava que a Adobe fosse sofrer esse bloqueio?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários