LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple e Samsung lideram vendas de tablets em 2023, mas mercado amarga péssimo resultado

07 de fevereiro de 2024 9

O mercado de tablets volta a amargar péssimos resultados após a pandemia de covid-19. Impulsionado principalmente por vendas feitas pela Apple e Samsung, a categoria segue em queda mesmo após a escassez de semicondutores e outros fatores negativos para as vendas se normalizarem, apontando para uma tendência que pode se repetir nos próximos anos.

Segundo informações de um estudo feito pela IDC Global, o volume de dispositivos vendidos entre janeiro e dezembro do ano passado foi o pior em 12 anos. Os números mostram que no 4T23 foram comercializados 36,8 milhões de tablets em todo o número, correspondendo a uma queda de 17,4% em relação ao mesmo período de 2022.

Somando as vendas dos quatro trimestres, o último ano fechou com remessas que totalizaram 128,5 milhões em todo o mundo — apesar de parecer impressionante, isso equivale a uma baixa de 20,5% em um ano. Analistas acreditam esse desempenho aquém do esperado está intimamente relacionado com o fato dos tablets não serem prioridade para os usuários.

De acordo com os dados do 4º tri de 2023, a Apple lidera quando o assunto é participação no mercado com 40,6% e 14,9 milhões de iPads vendidos; apesar de ocupar a primeira posição, a Maçã sofreu um declínio de 29,3% em 12 meses. Na sequência vem a Samsung com 7,3 mi de tablets comercializados e market share de 19,8%.

Huawei, Lenovo e Xiaomi ocupam a terceira, quarta e quinta posições, respectivamente, entre os meses de outubro a dezembro do ano passado. Considerando as vendas dessas e outras empresas, o mercado totalizou -17,4%

Números do 4T23:

Venda de tablets no 4T23. | Imagem: Divulgação/IDC.

Ampliando a visão os números apurados durante todo o ano, o cenário é parecido: Apple (1º), Samsung (2º), Lenovo (3º), Huawei (4º) e Amazon (5º). A gigante de Cupertino encerrou o ano fiscal com 48,5 milhões de iPads vendidos (-19,8%), enquanto a sul-coreana conseguiu pouco mais da metade com 26,2 mi (-13,9%).

Abaixo, os dados na íntegra:

Dados de 2023:

Venda de tablets em 2023 segundo a IDC. | Imagem: Reprodução.
Ofertas
6.1 Hardware
5.1 Custo Benefício

Samsung Galaxy Tab S9 FE

Comparar Aviso de preço
Veja também

Pretende investir em um tablet neste ano ou tem outros planos em mente? Conta pra gente, comente!


9

Comentários

Apple e Samsung lideram vendas de tablets em 2023, mas mercado amarga péssimo resultado
  • Os tablets deveriam custar metade do preço atual, no Brasil. Os preços praticados aqui são vergonhosos, a maioria não passam de 4GB/64 e os que passam ultrapassam valores de 2000 reais. E mesmo assim, custando metade do preço não seria garantia de sucesso para as grandes marcas.

      • Tablet é produto de nicho... Com o aumento das telas dos celulares, só vale a pena comprar um tablet quem precisa de tela grande...produzir conteúdo no tablet é muito ruim sem um teclado, as últimas edições do Android dificultaram o acesso aos arquivos entre os aplicativos... Eu mesmo sou fã de tablet, mas o meu só fica em casa, por que é um trambolho. Espero que os dobráveis fiquem mais baratos.

          • Esses tablets com Android ou iPadOS não valem a pena, eles são praticamente um telefone com tela gigante.
            Só vale a pena comprar um tablet que roda um sistema operacional de desktop, que geralmente são bem mais caros que um notebook normal no Brasil.

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Especiais

            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

            Software

            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2