LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi 14 e 14 Ultra querem te conquistar com novas câmeras e desempenho | Vídeo Hands-On

27 de fevereiro de 2024 31

Lançados globalmente em evento realizado durante a MWC 2024, os Xiaomi 14 e 14 Ultra são a nova aposta da fabricante chinesa dentro do mercado topo de linha neste ano de 2024.

Um detalhe interessante é que nesta geração não temos a versão Pro fora da China. Ainda assim, os dois flagships prometem muito desempenho com o chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3.

Além disso, a Xiaomi quer vender o Xiaomi 14 Ultra como um verdadeiro "câmera phone", mas será que vale a pena comprar esses aparelhos? Eles são bons concorrentes da família Galaxy S24?

É isso o que vamos descobrir dentro dos próximos minutos deste rápido hands-on.

Design e construção

Em termos de design, a Xiaomi resolveu não alterar muita coisa em relação à geração passada, tanto no Xiaomi 14 padrão quanto no modelo Ultra.

Os smartphones têm carcaça feita em alumínio de alta resistência e cobertura com vidro na parte traseira do Xiaomi 14 e couro vegano no 14 Ultra, sendo que os módulos de câmeras são saltados.

Outro detalhe que destacamos é que segurar o modelo padrão é até relativamente tranquilo, mas você vai notar que a parte superior é mais pesada.

Isso é consequência direta do módulo de câmeras. Por outro lado, o Xiaomi 14 Ultra meio que corrige isso ao adotar uma solução mais centralizada. Ainda assim, quem tem mãos pequenas vai achar um tanto difícil segurar esse dispositivo, uma vez que ele é "grandalhão".

Na frente dos dois smartphones, temos vidro Gorilla Glass Victus e uma solução proprietária no Ultra para proteção contra quedas e arranhões, há também certificação IP68 em ambos e o leitor de digitais está integrado ao display.

Como esperado, o reconhecimento de digitais é ágil, mesmo quando o dedo está levemente molhado.

Os aparelhos também trazem USB-C dentro do padrão 3.0 e 3.2, respectivamente, para garantir mais velocidade e há um sensor infravermelho para você controlar dispositivos domésticos.

Na caixa, a Xiaomi manda cabo de carregamento, manuais, uma case de proteção e também carregador de 90W.

Tela e hardware

A tela do Xiaomi 14 Ultra deixou de ser totalmente curvada para adotar uma abordagem considerada "mais tímida". É quase que um híbrido entre a solução anterior e o painel plano do Xiaomi 14 padrão.

A tela dele é uma AMOLED LTPO de 6,73 polegadas, que tem resolução 2K e taxa variável de até 120 Hz. Já o Xiaomi 14 padrão adota um painel OLED de 6,36 polegadas de resolução 1,5K e taxa de também 120 Hz.

Eles compartilham o brilho máximo de até 3 mil nits, algo que é mais do que suficiente para ver conteúdo sob incidência de raios solares.

Nos dois casos, podemos dizer que a Xiaomi caprichou na calibração de cores e a tela entrega tons próximos da realidade, sendo que o usuário também ganha a possibilidade de personalizar essa experiência caso não goste da opção padrão.

Em áudio, os dois smartphones tem som estéreo, mas o Xiaomi 14 padrão é inferior ao modelo Ultra. Ainda assim, nos dois casos você vai desfrutar de som alto, com boa calibração e graves mais ressaltados na variante mais cara.


O chipset de ambos é o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 e ele trabalha com até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. Na prática, esse conjunto é capaz de rodar qualquer game ou aplicativo da Play Store.

Além disso, você tem aqui desempenho satisfatório em todos os aplicativos e até mesmo em jogatinas mais pesadas graças ao bom sistema de arrefecimento da Xiaomi.

Em conectividade, temos 5G, Wi-Fi 7 em banda dupla, Bluetooth 5.4, NFC para pagamentos por aproximação e o suporte para eSIM. Ou seja, chip virtual de operadora.

A bateria do Xiaomi 14 tem 4.610 mAh de capacidade e a do Xiaomi 14 Ulta chega a 5.300 mAh. Nos dois casos, temos suporte para carregamento rápido de 90W com fio e 50W sem fio.

Isso já é mais do que suficiente para garantir um dia inteiro longe da tomada para um uso mais moderado com redes sociais e mensageiros. O carregamento rápido também promete fazer o aparelho chegar a 100% de bateria em apenas 30 minutos.

Xiaomi 14

71.5 x 152.8 x 8.28 mm
6.36 polegadas - 2670x1200 px
Ir para página de comparação
  • Tela OLED C8 LTPO de 6,36 polegadas com resolução 1,5K
  • Display com furo, taxa de até 120 Hz e brilho de 3 mil nits
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3
  • 8 GB, 12 GB ou 16 GB de RAM
  • 256 GB, 512 GB ou 1 TB de memória interna
  • Câmera frontal de 32 MP
  • Três câmeras traseiras Leica
    • Lente principal com sensor de 50 MP (f/1.6, OIS)
    • Lente ultrawide com sensor de 50 MP (f/2.2, 115º)
    • Lente telefoto com sensor de 50 MP (zoom de 3,2x, OIS)
  • Conexão 5G, Bluetooth 5.4, Wi-Fi 7, NFC, USB 3.2, som estéreo e IP68
  • Bateria de 4.610 mAh com carregamento de 90W com fio e 50W sem fio
  • Android 14 rodando sob a interface HyperOS
  • Xiaomi 14 Ultra

Xiaomi 14 Ultra

75.3 x 161.4 x 9.2 mm
6.73 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação
  • Tela AMOLED LTPO de 6,73 polegadas com resolução 2K
  • Display com furo e taxa de atualização de até 120 Hz
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3
  • 12 ou 16 GB de RAM
  • 256 GB, 512 ou 1 TB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 32 MP (OmniVision OV32B40)
  • Quatro câmeras traseiras
    • Lente principal com sensor de 50 MP (Sony Lytia LYT-900, OIS, f/1.63 até f/4.0)
    • Lente ultrawide com sensor de 50 MP (Sony IMX858, f/1.8)
    • Lente telefoto com sensor de 50 MP (Sony IMX858, f/1.8, zoom 3,2x)
    • Lente periscópio com sensor de 50 MP (Sony IMX858, f/2.5, zoom 5x)
  • Conexão 5G, Bluetooth 5.4, Wi-Fi 7, IP68, NFC para pagamentos, som estéreo e USB-C 3.2
  • Bateria de 5.300 mAh com suporte para carregamento de 90W
  • Android 14 rodando sob o HyperOS 1.0
  • Dimensões: 75,3 x 161,4 x 9,2 mm
  • Peso: 224,4g
Software

Lançados globalmente com Android 14, os novos Xiaomi 14 e 14 Ultra saem da caixa com o HyperOS 1.0 rodando por cima do sistema do Google.

Em linhas gerais, o HyperOS é basicamente a MIUI 14 com alguns ajustes na central de controle e em outras partes do sistema.

Ainda assim, em termos de desempenho, tudo funciona de forma muito competente aqui nesses aparelhos. A abertura de aplicativos é rápida, o gerenciamento de RAM está bom e consegue manter muitos apps em segundo plano.

As animações do HyperOS também estão boas e tudo flui perfeitamente. No ponto negativo, precisamos destacar o excesso de aplicativos pré-instalados nos aparelhos. Você certamente vai perder um tempinho organizando tudo assim que liga os smartphones.

Por fim, a Xiaomi confirmou que temos uma política de software que garante quatro atualizações de versões do Android e um ano extra de updates de segurança.

Na prática, a linha Xiaomi 14 será atualizada até o Android 18.

Câmeras

Começando pelo Xiaomi 14 padrão, nele temos câmera principal com sensor de 50 MP com estabilização óptica (OIS), ultrawide de 50 MP e telefoto de 50 MP com zoom óptico de até 3,2x.

Os sensores têm cerificação da Leica e a lente principal tem abertura variável que vai de f/ 1.6 a 2.2.

Começando por ela, temos fotos de ótima qualidade em ambientes bem iluminados. O sensor consegue captar um padrão de cores próximo da realidade, há riqueza de detalhes e o software trabalha bem para corrigir pequenas imperfeições.

As fotos têm 12 MP por padrão. Já as câmeras ultrawide e telefoto trazem uma grande evolução em relação à geração anterior ao entregar um bom gerenciamento de exposição e corrigindo problemas do passado.

O zoom do sensor telefoto também entrega bons resultados, mas é claro que se você "forçar um pouco a barra" ele vai passar para o zoom ampliado digital, aumentando as distorções e ruídos.

Em fotos noturnas, temos bons resultados, entregando boa gestão de cores e detalhes perceptíveis, desde que você tenha um ambiente mais favorável.

Passando para o sensor de selfies, ele é o mesmo da geração passada e herda aquele problema de não ter foco automático. Na prática, você tem fotos "ok" em ambientes iluminados, mas, em locais mais escuros, há uma clara perda de qualidade.

Pelo menos agora você pode gravar vídeos em 4K a 60 fps com a câmera frontal, bem como a 8K a 30 fps ou 4k a 60 fps no sensor traseiro principal.

Uma breve passagem pelo Xiaomi 14 Ultra, temos neste smartphone a mesma configuração de quatro sensores com 50 MP cada. A novidade é que o principal consegue ter abertura variável de f/1.63 a f/4.0.

Já o periscópio, que oferece zoom de 5 vezes, foi melhorado e traz estabilização óptica, algo que também aconteceu com o telefoto. Outra novidade deste modelo é que ele permite gravar vídeos em 4K a 120 quadros, sendo o primeiro a entregar esse modo.

Por fim, o Xiaomi 14 Ultra também tem um acessório de kit fotográfico que adiciona uma bateria extra de 1.500 mAh com carregamento independente, traz botões específicos para controle do zoom, acionamento do obturador e controle de exposição.

Primeiras impressões e preços

Anunciados na Europa, e sem previsão ainda de chegar ao Brasil, os Xiaomi 14 e 14 Ultra custam 999 euros e 1.499 euros, respectivamente.

Ou seja, estamos falando de R$ 5.370 e R$ 8.050 quando convertemos esse valor para o real e sem considerar os impostos nacionais.

Os preços ainda estão salgados devido ao lançamento recente, mas é claro que em breve deveremos ter promoções interessantes. Seja lá fora, nas varejistas chinesas, ou até mesmo via importadores que vendem no mercado nacional.

Nas nossas primeiras impressões, podemos dizer que os Xiaomi 14 e 14 Ultra são, sim, bons smartphones. Eles trazem design atraente, boa construção, desempenho topo de linha e câmeras atualizadas que prometem uma experiência para lá de satisfatória ao usuário.

O carregamento rápido também é um ponto muito positivo para quem costuma usar muito o aparelho no dia a dia.

Agora resta aguardar para saber se a Xiaomi Brasil vai trazer esses dispositivos ao nosso mercado e por qual preço.

(atualizado em 21 de abril de 2024, às 22:02)

31

Comentários

Xiaomi 14 e 14 Ultra querem te conquistar com novas câmeras e desempenho | Vídeo Hands-On
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista