
Economia e mercado 09 Fev
01 de março de 2024 0
Os aparelhos recondicionados ou reformados poderão ter um selo diferente que indique essa condição. Essa é uma proposta que está em consulta aberta na plataforma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e trata da homologação de dispositivos que passaram por esse tipo de procedimento.
Confira um trecho do relatório a respeito do assunto:
Por essa alternativa entende-se que as regras de homologação de produtos recondicionados ou reformados podem ser manejadas por instrumento técnico, já que as condições a serem determinadas são parâmetros de atendimento às regras ordinárias de homologação (ou seja, de cunho técnico e operacional), bastando para tanto que no próprio procedimento operacional seja previsto que tais parâmetros possam ser utilizados para produtos recondicionados ou reformados.
Atualmente, a regulamentação não considera os produtos reformados para fazer avaliação de conformidade e homologação. Nesse sentido, a Anatel entende que essa regra “não endereça tratamento adequado à situação”, já que causa insegurança jurídica em relação à Lei Geral de Telecomunicações.
No caso, a proposta visa atender a políticas públicas de inclusão digital e antes de chegar nesse modelo, foram analisadas ações como as que são tomadas pela Agência Reguladoras dos Estados Unidos, a FCC. Em geral, suas regras dizem que é necessário testar o dispositivo se ele passou por alterações em suas características originais.
Os técnicos, por sua vez, entenderam esse modelo acabaria expondo os consumidores “a produtos de menor qualidade, ainda que a comercialização desses produtos possa gerar impactos positivos no mercado”. Como a norma atual também está abaixo do ideal, a nova proposta traria uma possibilidade de apresentar uma melhor relação custo-benefício.
Disponível desde ontem (29), a consulta aberta receberá contribuições até o dia 15 de abril.
Mais sobre a Anatel: veja os detalhes sobre o movimento da agência de avaliar a qualidade da internet móvel nas capitais brasileiras e a investigação no uso de software encontrado na Abin para acessar rede 4G.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários